Dentro do calendário Europeu de festivais, um dos principais eventos do ano é o Nuits Sonores, que desde 2003 é realizado na cidade de Lyon, um dos principais polos artísticos da França. Esse ano, o festival caminha para sua 15ª edição, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de Maio. Confira programação e line up completo aqui:

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, show, multidão, noite e texto

Apesar da marca não estar entre as mais conhecidas do público brasileiro, é notória a importância que o Nuits tem para toda comunidade criativa e musical da França e do velho continente também, claro. Listamos quatro razões que explicam um pouquinho do poder de transformação que o festival possui frente a comunidade de Lyon, Confira abaixo:

Curadoria e produção independentes | Não há uma grande marca de bebida, ou um empressário tradicional do continente por trás da realização do festival. Desde sua primeira edição, o Nuit Sonores oferece um seleto panorama global de cultura contemporânea independente, ponto que garante um ambiente fresco e propício para experiências inovadoras.

A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão

Olho no futuro | Entender e compreender a dinâmica proposta pela tecnologia que avança a galope nos principais países do mundo parece ser um dos grandes segredos do festival. Ano após ano são inseridas novidades tecnológicas que buscam aprimorar o nível de sustentabilidade do evento, algo fundamental em uma estrutura que visa inserir o aspecto urbano dentro da proposta do festival.

A imagem pode conter: 4 pessoas, bicicleta e atividades ao ar livre

Line up e programação criativa | A escolha dos artistas é obviamente um dos pontos chaves da grande reputação que o festival possui. Há uma eminente preocupação em apresentar aquilo que está a frente do “hype” do momento. Não há uma grande quantidade de ticket sellers musicais dentro do program e a grade do festival ainda conta com as presenças de designers, chefes gastronômicos e arquitetos.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, tabela, céu e atividades ao ar livre

Quebrando barreiras | A acessibilidade também é um tema bastante discutido durante o Nuits Sonores. O festival busca atrair públicos provenientes de diferentes regiões, idades e status social. Isso reflete diretamente em um resultado mais diversificado, bonito e verdadeiro na plateia, fato que dá aos artistas uma razão a mais para oferecerem uma entrega mais intensa.

A imagem pode conter: 6 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Ocupando Lyon | O Nuits consegue criar algo que nenhum festival brasileiro conseguiu até hoje: transformar a cidade nos dias em que acontece. Durante os 5 dias e 5 noites de evento, 40 locais em toda Lyon recebem parte da programação do evento. De monumentos icônicos a patrimônio industrial… Lyon respira Nuits Sonores.

A imagem pode conter: 6 pessoas, multidão

Saiba mais sobre a edição 2017 aqui.

A música conecta as pessoas!