Skip to content
A música conecta

Case | Música e arte unidas nos lançamentos da gravadora Jujuka

Por Marllon Eduardo Gauche em Case 31.05.2019

Modelos tradicionais de negócios já estão ultrapassados faz alguns anos. Oferecer as mesmas coisas pode até dar certo, mas a consequência é que você estará no mesmo patamar de muitos outros profissionais, sem um destaque exclusivo. No universo da música eletrônica, encontramos uma artista que a partir desse insight percebeu que poderia unir música e ilustração de uma forma diferente e criativa indústria musical, com o propósito de entregar cada lançamento acompanhado de uma história única. Literalmente uma história.

Jujuka é o selo comandado pela DJ e produtora russa baseada nos Estados Unidos, Julia Govor. Em 2018, ela resolveu tirar do papel a ideia e mostrar que seu selo poderia ir além da entrega comum de releases, funcionando também com um viés artístico, onde cada disco seria acompanhado de uma ilustração exclusiva em forma de história em quadrinhos. Uma união muito interessante entre a clássica tradição de contar histórias com seus lançamentos em vinil.

+++ Antes de sua tour pelo Brasil no mês de maio, Julia Govor falou com a gente! Leia aqui.

A temática, obviamente, envolve música e algumas situações bem conhecidas por qualquer frequentador nato de baladas, apresentadas de formas satíricas e até mesmo um pouco ácidas em alguns momentos. A autora das histórias é a própria Julia, já o lado visual é assinado pelo artista britânico Le.BLUE, que também já criou outras artes para alguns produtores de techno. O primeiro trabalho, intitulado apenas de Jujuka 01, foi lançado em novembro de 2018 em um vinil com três faixas da artista, você pode conferir e contemplar aqui.

Além da narrativa em si, alguns personagens icônicos são retratados de forma discreta, mas podem ser reconhecidos por quem conhece mais a fundo as estrelas do techno mundial. No Jujuka 01, Jeff Mills está estampado no cartaz colado na parede, já no Jujuka 02, que virá futuramente, o quadrinho final apresenta Ricardo Villalobos convidando a personagem principal para uma afterparty. Outros nomes que serviram como inspiração para Julia também devem ser representados nas próximas histórias, é só ficar de olho nos próximos lançamentos.

A música conecta.

+++ Quero conhecer mais histórias sobre gravadoras de música eletrônica.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024