Skip to content
A música conecta

Case | Running Back

Por Laura Marcon em Case 06.03.2020

Uma máquina de sucessos. Talvez essa seja a melhor definição para a label Running Back, comandada por ninguém menos que Gerd Janson, que possui uma reputação incomparável de competência e consistência dentro do mercado da música eletrônica. Seus lançamentos vindos de artistas renomados como Roman Flugel, Midland, Tiger & Woods, Todd Terje, KiNK, Dusky, Fort Romeau e do próprio Janson percorrem o mundo através dos mais respeitados DJs e fazem a cabeça das pistas de dança ao redor do mundo.

Surpreendentemente, tudo começou há 18 anos quando Gerd Janson fez uma pausa na faculdade e simplesmente não havia nada para se ocupar. Aliás, Janson acredita humildemente que Running Back é um caso de muita sorte já que, na sua concepção, a criação do label foi uma mistura de resistência infantil e negligência juvenil, além de uma ignorância feliz e a gente te explica o por quê.

+++ Contamos a história de Gerd Janson em detalhes na coluna Special Series

Naquela época, Gerd era muito influenciado pelas sonoridades clássicas do house vindas dos Estados Unidos e não notava mais a disseminação desse estilo nem mesmo em solo americano. Em conjunto com seu amigo Thorsten Scheu, que produzia faixas sob o nome de Glance na época, resolveu criar uma gravadora, mesmo sem dinheiro e nenhuma noção de como levar esse projeto adiante. 

A facilidade de alcançar empresas de distribuição e de prensagem de discos na época ajudaram no ingresso da gravadora no mercado e a partir de então se tornou parte da profissão de Janson, que mesmo após ver grandes hits lançados pela Running Back vibra com todos os lançamentos. Segundo ele, todo disco comprado por alguém é um sucesso.

Os lançamentos seguem uma linha sonora abrangente, o que possibilitou a parceria com muitos artistas e garantiu faixas aclamadas como Neutron Dance de Krystal Clear e Perth do gigante KiNK. Além disso, a gravadora se destaca pelas artes impressas em cada lançamento, com uma diversidade de conceitos e cores vibrantes. No fim, a sorte apontada por Gerd Janson engrandeceu todo o mercado da música eletrônica e temos muito a agradecer por isso. 

A música conecta.

+++ Leia mais conteúdos relacionados a gravadoras renomadas na Coluna Case

A MÚSICA CONECTA 2012 2024