Case | Senso Sounds

A Senso Sounds é uma das principais gravadoras alemãs e foi criada por ninguém mais, ninguém menos que Oliver Huntemann, um dos ícones do techno original de Hamburgo. A Senso começou em 2014 e sua identidade visual atual, que é simplesmente extraordinária, foi estabelecida ano passado e se faz presente em todos os releases desde então. A Alemanha sempre foi um dos países chave da dance music – principalmente com toda a cena que se desenvolveu após a queda do muro de Berlim em 93. Porém, hoje em dia, percebe-se uma abertura cada vez maior para novas propostas que fogem do estilo austero que sempre foi a norma, ou pelo menos a percepção normativa, do estilo do país. A Senso Sounds consegue partir da estrutura alemã, que é precisa e reconhecível quase que de imediato, e ainda assim apimentá-la, mudá-la por dentro.

O selo começou em 2014 e por lá já passaram nomes como Dubfire, Cesare vs Disorder, HOSH, Victor Ruiz e Joseph Capriati. Huntemann é mestre em selecionar nomes de diversas nacionalidades que carregam no seu som nuances do techno similares à identidade sonora da label. Ruiz era o único representante brasileiro da label até a chegada de Alex Stein que se encaixa perfeitamente nesse techno autêntico proposto por Huntemann.

O produtor, DJ e headlabel alemão lançou seu 5oº release, Propaganda, pela Senso ano passado e, com 20 anos de carreira, se encontra em um momento onde sua atenção é dividida entre sua música e a música dos artistas com quem trabalha em um constante fluxo de produção musical que é impressionante de testemunhar. Agora no próximo mês a label apresenta seu showcase no Watergate para mostrar toda essa evolução sonora fruto da troca entre os artistas da Senso. Para termos uma noção do que é o som da label de Huntemann a compilação dos melhores singles de 2017 no Beatport é um bom ponto de partida, confira aqui.

O último EP lançado, Keep Watching, do artista berlinense Distale é um produto de techno alemão puro, com faixas sistemáticas e pesadas. Alguns dos nomes mais interessantes da label no momento são Veerus e Julian Wasserman, que trazem pegadas bem diferentes, o primeiro com um toque mais acid e o segundo com um mais minimal, mostram o quão abrangente são as opções da Senso.

A Senso segue se desenvolvendo sem deixar suas raízes para trás, fazendo uso da efervescência da cena alemã – clubs, selos, artistas, e, principalmente, a atenção da comunidade internacional – como motor para evolução e afirmação sonora. Um label realmente vitorios quando é flexível o suficiente para surpresas, mas firme o suficiente para que seus sons partilhem de similaridades marcantes e definitivas. Sem dúvidas Huntemann sabe o que está fazendo e seus artistas o comprovam a cada release em um trabalho que é fruto dessa parceria de produtor com headlabel e gravadora com comunidade.

A MÚSICA CONECTA. 


Alan Medeiros é publicitário, sócio-fundador do Alataj e nome por trás da Beats n’ Lights Management.

RELATED POST

INSTAGRAM
SIGA-NOS