Case | TRAX Records

Se você é amante de música eletrônica provavelmente o nome TRAX Records já surgiu em alguma das suas pesquisas. Mas, mesmo que você não reconheça o nome, com certeza já ouviu faixas lançadas por essa emblemática gravadora que foi crucial para a difusão do house e acid house no mundo e impactou profundamente a cultura da dança. 

A TRAX foi fundada em 1984 por Larry Sherman, Screamin’ Rachael, Jesse Saunders e Vince Lawrence em meio a um efervescente cenário musical e social em Chicago, com o apoio da lenda Frankie Knuckles, comandante do club e berço do house, The Wherehouse.  Larry Sherman conheceu os demais sócios que tinham apenas 14 anos na época, mas energia e criatividade de sobra para produzir e disseminar novas sonoridades.

Com a Disco Music em leve declínio, as faixas vanguardistas lançadas pela TRAX ganharam as pistas de Chicago, entre as quais The House Music Anthem (Move Your Body), de Marshall Jefferson, Can U Feel It, de Mr. Fingers e Your Love, de Frankie Knuckles, dentre outras. Essas e outras faixas lançadas pela marca influenciaram todo um movimento nos últimos 30 anos e até hoje servem como base para criação do house como conhecemos hoje no dancefloor.

O surgimento de novas gravadoras e questões administrativas e societárias fizeram a TRAX perder força no mercado, porém, ela segue atuante, buscando novos projetos e continua muito respeitada por sua relevância no desenvolvimento da música eletrônica com 35 anos de história. Algumas das novas apostas do catálogo incluem Rubix, Marcus Mixx e KAZAA, responsáveis por assinar os últimos lançamentos da gravadora no Beatport.

+++ Opinião | Os novos nomes do house estão saindo do house

Seus clássicos são eternos e influenciam gerações até mesmo de artistas de fora da música eletrônica, como nos casos de Kanye West, Drake e a rede de tv MTV, que durante anos usou samples de singles da gravadora em suas músicas e propagandas. De fato, um legado que vai muito além do club culture.

A música conecta.


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS