A França é um país que tem uma cena eletrônica bastante tradicional, mas assim como em nosso país, está em constante desenvolvimento quando o assunto é a expansão do movimento underground. Um dos estilos mais populares atualmente e que se pode ouvir com mais facilidade pelos clubs franceses é o minimal, e uma das marcas que tem desempenhado um papel para o fortalecimento do gênero e suas vertentes é a parisiense yoyaku.
A história do label baseado na capital francesa começou por volta de 2013 quando foi fundada por Benjamin Belaga e Vincent Lubelli aka Varhat, inicialmente pensada para ser uma agência de bookings que representaria alguns de seus amigos DJs e produtores afim de buscar espaço no mercado, tanto que o nome, Yoyako, vem do japonês e significa “reserva”.
Hoje os moldes da yoyaku se transformaram para algo muito mais completo. Além dos 10 artistas que fazem parte do catálogo atual — incluindo importantes nomes como Cabanne, Maayan Nidam, Janeret e Zendid — a marca voltou-se para uma esfera de business 360 graus, atuando como gravadora, possuindo uma loja física e online de discos e também uma empresa de distribuição de vinis.
+++ Nossa entrevista com Janeret
+++ Saiba mais sobre o french minimal touch
A marca vem ganhando cada vez mais notabilidade no cenário europeu e agora realiza pela primeira vez seu showcase no Brasil com duas datas marcadas: dia 1º de junho, no D-EDGE e dia 7, no Terraza Music Park, em Floripa, encerrando a tour. Para representar a yoyaku nessa passagem pelo país, foram escalados Lowris e Lamache, artistas que já estiveram por aqui anteriormente, mas que desta vez somam forças para duas novas noites que prometem ser incríveis.
A música conecta.