Skip to content
A música conecta

Dicas Rápidas #1 – O que significa quando a label pede que a música seja enviada em “-3db”?

Por Alan Medeiros em Papo de Estúdio 29.08.2014

Hoje começaremos uma nova série no site, onde nós iremos falar um pouco sobre algumas questões sobre produção musical, venho estudando a algum tempo e sempre me deparei com algumas dúvidas, algumas delas tem respostas muito simples, mas até que a resposta surja, a duvida incomoda. Então resolvi escrever um pouco sobre isso.

Trabalhando com a masterização reparei que alguns artistas não conseguem entender o que queremos dizer quando pedimos que a track seja entregue em -3db. Então vamos lá!

O que queremos dizer com “-3 db”? = Nós queremos dizer que medidor o pico (peak meter) do canal da master do projeto na versão final da mix chegue no máximo em “-3db”, veja na imagem a baixo.

peak meter

Medidor de pico chegando em -4,22db no Ableton Live, cada DAW tem o seu próprio medidor

Como fazer para conseguir esse resultado? = O ideal é que durante a fase da mixagem, você já vá controlando para que os picos não ultrapassem o volume desejado, mas existem algumas formas para se chegar nesse resultado rapidamente. Lembrando que você não deve mexer no fader de volume da master, deixe ele sempre em -0db, em algum outro momento eu explico com detalhes o por quê, mas por enquanto peço que apenas confie em mim e em centenas de livros e vídeos tutoriais que falam o mesmo! Não toque no fader de volume do canal da Master!

1 – Selecione um loop em algum trecho onde a música estiver com vários elementos.

selecionar loop

2 – Selecione todas as tracks individuais do seu projeto e aumente ou diminuia o volume até o medidor de pico (peak) do canal da master chegar entre -3db a -6db.

selecionar faders 2

3- Faça algumas audições do projeto inteiro novamente verificando se algum canal ficou muito alto ou muito baixo e faça os ajustes.

Observações importantes:

1 – Se você clicar no medidor de pico ele reseta os valores

2- Se você tiver automações programadas para o fader de volume, esse jeito não funcionará. Então é recomendado a você utilizar o plugin nativo em qualquer DAW chamado Utility.

utility

Esse plugin nativo é extremamente útil, e entre outras funções, ele serve para automações de volume em sua track.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado, se você tiver alguma sugestão ou crítica a fazer sobre essa série, por favor utilize os campos de comentário a baixo.

 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024