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Papo de Estúdio | Kolombo indica as 5 analogue machines preferidas de seu estúdio

Por Alan Medeiros em Papo de Estúdio 17.04.2019

Só quem já pegou uma pista com Olivier Grégoire aka Kolombo sabe a energia que o DJ e produtor belga imprime em suas apresentações. Pouco importa se ele está tocando em um club underground de madrugada para mil pessoas ou se a pista em questão é um festival para 10 mil: quando Olivier se transforma em Kolombo, ele entrega. Sempre entrega.

Grande parte de seu sucesso deve-se a sequência de hits que emplacou por labels como Kompakt, OFF, Dirtybird, future classic, R&S Records e, claro, sua própria editora Loulou Records. Kolombo é o tipo de artista que não cria o som que toca por um modismo ou tendência, as bases de seu perfil sonoro estão cravadas em seu DNA e um grande mérito seu é a habilidade em transformar isso para diferentes tipos de plateia.

Como já esperávamos, seu estúdio conta com algumas máquinas poderosas, capazes de potencializar suas ideias no momento da produção. A nosso convite, ele compartilhou suas 5 analogue machines preferidas e justificou brevemente a escolha de cada uma delas. Confira abaixo a lista completa com fotos do estúdio de Olivier:

Kolombo também já falou com a gente. Confira o bate-papo exclusivo aqui!

Roland MKS-80 Super Jupiter & MPG-80 Programmer

Essa máquina se parece com os presets clássicos dos anos 80, com bons pads e baixos e um controlador muito sensível, qualquer mudança é muito profunda. Quando você encontra um som especial (como qualquer outra máquina), não toque mais nela, senão pode perdê-lo para outro som louco que não será o que você tinha antes.

Roland MKS-50 & PG-300 Programmer

Essa é como se fosse a irmã mais nova da MKS80, os sons das duas são parecidos, também tem bons canais, pads, baixos, mas o destaque fica para analog chorus na MKS-50, que é algo incrível, apenas isso. Usei muito no passado para o baixo, mas agora preciso deixá-la. Era meu clássico.

Roland Jupiter 4 Compuphonic

Típica máquina massiva. Som do final dos anos 70, disco e funk, uma bela peça. Muitos produtores de techno usaram no passado. Hoje em dia é muito raro ter uma em boas condições, porque é muito antiga. Na verdade, eu tive há muito tempo, e foi completamente destruída. Recentemente comprei uma nova em boas condições, pois estava sentindo falta. Uso muito em minhas músicas.

Siel Opera 6

Sintetizador totalmente insano! Comprei em um mercado de pulgas perto da minha cidade Namur, provavelmente há 10 anos. Está quebrado desde então, é desafinado e é isso que o torna único e o faz parecer tão incrível às vezes. Não uso muito, mas para encontrar efeitos e sons especiais ainda funciona para mim.

Roland SH32

Máquina muito barata e fácil de usar, mas o mais interessante é a ressonância. Normalmente em outra máquina, quando você abre a ressonância, a baixa frequência desaparece lentamente, mas não para esse sintetizador, é como assobiar e manter o baixo aquecido. É clássico e útil, você consegue encontrar muito barato em segunda mão. Recomendo.

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