Skip to content
A música conecta

Faixa a Faixa | Nato Medrado – Epopeia EP

Por Alan Medeiros em Faixa a faixa 31.05.2019

Desde o começo de 2019, Nato Medrado tem apostado todas as suas fichas em um resgate a sua origem musical. O “retorno” do brasileiro ao progressive house, não trata-se exatamente de um processo novo, já que as melodias sempre estiveram presente de forma muito convincente em suas criações, mesmo quando ele esteve flertando com o chamado new pop.

Mais confiante e ciente de suas habilidades e preferências musicais, Nato agora promove um caminho de volta a um dos labels mais importantes de sua jornada na música até aqui. Foi pela Univack que ele lançou dois de seus EPs de maior sucesso, antes mesmo do release oficial de Without Name, seu debut álbum lançado pela Armada.

+++ Curte o som de Henry Saiz? Então clique aqui para ler a entrevista exclusiva que fizemos com ele!

Nato e Univack voltam a colaborar em Epopeia, um EP de três faixas originais que representa bem seu atual momento no estúdio. Melódico, envolvente e emocionante são bons adjetivos para este trabalho, que abaixo é melhor descrito pelo seu próprio criador, em mais um conteúdo da coluna Faixa a Faixa por aqui. Confira:

Epopeia

https://www.youtube.com/watch?v=3zXkSqpRWzs

“É umas das primeiras faixas concebidas para estrear meu retorno ao real progressive house, nela eu exploro muitos elementos do meu primeiro álbum, Without Name, só que com uma pitada mais atual. Busquei imprimir um peso tradicional do meu som, ao mesmo tempo com elementos mais carregados e épicos como vocais, cordas e sintetizadores. Em contrapartida, o baixo não tão usual traz um forte groove ao andamento musical. Por ser uma faixa de quase 8 minutos, ela se divide em 2 partes, a primeira vai se construindo com a entrada dos elementos selecionados com um break e variações. Já na segunda parte é adicionado um marcante arpejo que dá uma sensação de movimento e euforia.”

Monoverse

“Apliquei de forma equilibrada elementos e timbres analógicos e digitais em sintonia com um piano acústico e minha guitarra telecaster. A Guitarra despeja toda sua força através dos riffs e acordes se unindo ao domínio do piano, ao mesmo tempo em que ouve-se de forma central um arpejo dominante se somando à harmonia final, ora soando triste, ora soando carregada e introspectiva, agindo em contraponto ao baixo e a linha de bateria que dão o tom dançante da faixa.”

Late to Night

“Uma faixa de harmonia agridoce e melodias que me remete aos anos 80’. Talvez inspirada em algum tema de filme. Adiciono ainda elementos como vocais que não ficam tão evidenciados mas são fundamentais para a construção harmônica da música. Talvez a faixa mais solar desse EP onde podemos sentir os elementos da bateria fluindo e criando a sensação de movimento, ao mesmo tempo em que o piano repleto de efeitos dá um leve tom reflexivo para a música.”

A música conecta.

+++ “Música é minha terapia, minha meditação, a única maneira de me comunicar verdadeiramente.” Clique aqui para ler nosso bate-papo com Brian Cid.

+++ Clique aqui para assinar nossa newsletter.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024