Skip to content
A música conecta

Faixa a Faixa | Renato Cohen – Lone Ranger EP [Pets Recordings]

Se tivéssemos um álbum de figurinhas que abarcasse grande parte dos DJs revelados pela cena brasileira, certamente Renato Cohen seria aquela brilhante, rara de encontrar, que ilustra geralmente o topo da página. Isto porque quem conhece sua história sabe e entende que sua participação na construção do cenário underground brasileiro foi fundamental, Cohen sempre esteve à frente do movimento acompanhado de outros medalhões como DJ Marky, Anderson Noise, Mau Mau

+++ Confira como foi a primeira gig de Renato Cohen

Suas apresentações enérgicas e vibrantes são sempre o ponto alto de uma noite, mas seu trabalho de estúdio também é muitíssimo valioso. Faixas como Suddenly Funk, assinada pela dig dis! em 2013, e especialmente Pontapé, de 2002, que saiu pela Intec e depois recebeu o selo de qualidade de ninguém menos que Drumcode, são músicas que até hoje podem ser escutadas na pista, jóias preciosas que ficaram marcadas na história da Dance Music nacional e internacional.

Agora, em mais um capítulo importante da sua história como produtor, Cohen chega à Pets Recordings, gravadora do duo Catz ‘n Dogz, entregando um EP de três faixas originais com espaço para um remix de Jennifer Cardini. Abaixo ele nos entregou um review de cada uma das composições do disco:

Bismuth | Eu tinha a intro dessa música há muito tempo, já vinha tentando fazer uma continuação mas nada que eu ficasse satisfeito. Assim que fechamos o EP, o Voitek me pediu uma terceira faixa. Na mesma hora lembrei da intro encalhada e o resto da música saiu em poucas horas. Acho que eu só precisava ser pressionado para terminar a faixa mesmo. O Bismuto é um metal que quando se solidifica forma um padrão geométrico que não parece nada orgânico. Cria módulos bem encantadores, assim como música.

Deocleciana | O nome se refere ao local de uma antiga fabrica desativada onde já aconteceram diversas festas underground no centro de São Paulo. Tem uma certa mágica lá, não me lembro de ter saído inteiro nenhuma vez… é aquele tipo de lugar que você só consegue ir embora lá pelo meio dia. Eu queria fazer uma música forte que me lembrasse esse tipo de energia.

Lone Ranger | Há uns 10 anos, eu fiz uma faixa que tinha diversos elementos de Disco com uma cadencia de Techno. Eu ainda tinha uma mão muito pesada do techno para produzir e não sabia exatamente onde queria chegar. Nunca fiquei totalmente feliz com ela. Ouvindo a faixa recentemente depois de tanto tempo eu vi claramente como ela devia ser.

Achei que ainda fazia sentido e valia a pena refazer a mix e alterar algumas coisas no arranjo. Por acaso, isso foi na mesma semana que o Catz ‘n Dogz me pediu alguma faixa pra ouvir. Eles gostaram na mesma hora.

Bismuth (Jeniffer Cardini remix) | Recebi uma lista com alguns nomes que poderiam remixar Lone Ranger. Assim que eu vi o nome da Jeniffer achei que tinha que ser ela. Ela preferiu fazer o remix da Bismuth. Achei demais porque eu estava tocando a música direto e estava funcionando muito.

Depois de alguns dias eu comecei a encanar que ela ia fazer uma versão melhorada da minha faixa e que a original ia soar como uma coisa tola. No final, apesar do remix ser uma bomba, ela levou para um lado totalmente diferente que não compete nem um pouco com a minha.

A música conecta.

+++ Jennifer Cardini é o nome por trásda renomaada Correspondant Music

+++ Já assinou nossa newsletter? Clique aqui

A MÚSICA CONECTA 2012 2024