Skip to content
A música conecta

Entenda por que você deve fazer anúncio em portais especializados

Por Carolina Egger em Notícias 09.10.2017

Na hora de definir o seu orçamento e estratégia de marketing, é importante pensar a quais canais você quer que sua marca seja associada, em como quer que as pessoas enxerguem seu negócio. Já escrevi um conteúdo que dá algumas dicas sobre posicionamento de marca e, aqui, falarei mais especificamente o porquê sua marca deve fazer anúncios em portais referência.

Vantagens em anunciar sua marca em portais

Portais tem um posicionamento orgânico muito bom

Vamos pensar sobre uma situação que ocorre constantemente no dia a dia de bilhões de pessoas. Quando você quer saber algo, a primeira coisa que faz provavelmente é uma pesquisa na internet, certo? Se você pesquisar, é muito provável que ache o conteúdo de interesse em algum portal relacionado com o assunto em questão. Isso acontece porque os portais tem como core do seu negócio a produção de conteúdo e isso resulta em uma grande visibilidade nos buscadores.

Os portais conseguem estar muito bem posicionados pela sua alta frequência de publicação, conteúdo de qualidade, preocupação com as palavras-chave importantes para o segmento, novidades do setor, autoridades escrevendo sobre o assunto e diversos outros pontos que os colocam a frente de muitos blogs e sites.

Algumas estatísticas de 2016 que comprovam quão relevantes são as pesquisas no Google são:

  • Desde que o Google foi lançado, o número de pesquisas diárias subiu 4,6x, representando atualmente mais de 2,3 milhões de pesquisas por segundo;
  • Para cada busca, o Google observa mais de 200 critérios diferentes, para que o resultado seja o mais assertivo possível com o que você busca.

Fica clara a importância da sua marca se posicionar online e trabalhar isso constantemente. Porém, o posicionamento não é algo que vem rapidamente. É preciso dedicação e tempo para conseguir resultados expressivos nos buscadores. Contudo, uma das formas de se atingir o público de forma mais rápida e eficiente é colocando sua empresa em portais que já alcançaram as primeiras posições e tem relevância e autoridade no segmento. Isso irá gerar resultados de forma mais rápida para a sua marca.

Exposição da sua marca em um veículo profissional

Como comentado acima, o core dos portais são os conteúdos. Eles já são acessados diariamente por diversos leitores que querem informações relevantes, atuais e que os entreguem dados e análises do mercado. Ter a sua marca vinculada a um veículo que leva a sério a disseminação de informações de qualidade posiciona seu negócio de forma muito positiva perante os olhos do público.

Um bom exemplo de exposição para sua festa ou club seria por meio de anúncio de datas, mudanças estruturais, atrações inéditas, campanhas sazonais (aniversário, verão, etc), entre outras.

Ao vincular sua marca a um veículo profissional, o público tende a associá-la à algo que possui credibilidade, não considerando-a uma festa aventureira ou iniciante.

Acessos mais qualificados

Um portal, em geral, segmenta muito bem seus conteúdos de acordo com seu público-alvo. Muitas vezes, vale mais anunciar em portais do que trabalhar com o Google Adwords, por exemplo.

Primeiramente, porque o Google Adwords pode ser bastante caro à medida que você investe com mais regularidade. Além disso, será alcançado um público mais restrito, que está pesquisando sobre aquela palavra especificamente.

Se você anunciar a agenda do seu club em um portal que fala sobre as principais festas, estará falando diretamente para as pessoas interessadas nesse assunto. Existe, ainda, a possibilidade de se usufruir dos conteúdos gerados pelo portal, reduzindo-se o esforço de criação e divulgação.

Expor sua marca nesse tipo de conteúdo atrairá acessos qualificados para seu site, o que garante mais chances de conversão em venda de ingressos, por exemplo.

Pacotes personalizados para cada ação

É possível direcionar muito bem o seu anúncio, escolher como local de publicação a página principal, início ou final da matéria, ou, ainda, em pop ups. Isso permite o direcionamento do seu anúncio de acordo com o objetivo de cada um deles.

Se o desejado são mais visualizações, a inserção do anúncio na página principal pode ser uma boa ideia. Por outro lado, caso se queira uma maior taxa de conversão, inseri-lo no final de um dado conteúdo é mais coerente. Tal personalização concede mais sentido aos anúncios e gera melhores resultados.

Análise dos resultados

Portais que trabalham com anúncios, muitas vezes, oferecem relatórios correspondentes aos resultados obtidos. Tal funcionalidade permite a análise do retorno do investimento de forma mais clara, comparando-se os anúncios feitos.

O que pode ser medido pode ser melhorado; e o que já está bom, é usado como referência para anúncios futuros. Portanto, solicite esses resultados para ter cada vez mais assertividade nas suas ações.

Valores que se adequam ao seu budget

Os anúncios podem ser feitos de diversas formas. De modo geral, o que impacta o valor final dessa ação é:

  • Número de dias que o anúncio fica no ar;
  • Posição do anúncio;
  • Tamanho do anúncio.

Alguns portais definem o pop-up como a opção de maior valor, por ser considerado por vezes um pouco invasivo. Sugere-se, neste caso, inseri-lo em matérias que se conectam com o assunto do anúncio, espaço em que os acessos serão mais qualificados. Defina, finalmente, o valor a ser investido e qual a melhor negociação com o portal, de modo a ajustar a ação ao orçamento.

Extra: Dicas de como fazer o anúncio:

 

1 – Invista em imagens atrativas;
2 – Coloque as informações chaves sobre o que quer informar, não polua com muitos textos;
3 – Posicione seu anúncio em matérias que tenham relação com o assunto anunciado;
4 – Combine com o portal a periodicidade que os resultados dos anúncios serão repassados;
5 – Direcione para uma página de conversão para que possa capturar o contato dos leads e trabalhar a nutrição deles posteriormente.

Com todas essas informações fica bastante aparente as vantagens em anunciar em portais. Quer conectar a sua marca com um portal referência? Entre em contato com o Alataj para conferir as condições especiais de anúncio para o fim do ano.

A música conecta as pessoas!

A MÚSICA CONECTA 2012 2024