Skip to content
A música conecta

Chicago house | Você vai querer saber isso

TAGS:
Por Georgia Kirilov em Notícias 29.07.2016

Para realmente entender a história do house de Chicago é necessário saber um pouco sobre a história de algumas figuras essenciais no estabelecimento dessa parte tão vital da cultura dessa cidade e do sucesso da mesma em outros locais. Aqui vai alguns pontos relevantes na história do estilo musical:

The Warehouse abriu em 1977 e foi aonde Frankie Knuckles nasceu, sendo seu primeiro diretor musical. 5 anos depois, a balada começou a seguir uma direção mais comercial e Knuckles decidiu sair e abrir sua própria balada, ao que a direção respondeu mudando o nome para Music Box e fechando com o Ron Hardy para a posição de diretor musical (quase como um residente.) A Balada teve um papel essencial na consolidação do estilo musical na cena cultural de Chicago e no resto do mundo, em cidades como Londres e NY.

Frankie Knuckles foi uma das figuras mais icônicas da cena de Chicago, teve envolvimento com o início da The Warehouse, desenvolvendo a transição entre a melodia do Disco e as batidas eletrônicas que estavam fazendo um certo sucesso na Europa naquela época. Assim Knuckles desempenhou um papel essencial, tanto quanto a balada em que tocou por 5 anos, para que a população de Chicago abraçasse o House como nunca antes visto.

Larry Levan foi fortemente influenciado pelo house de Chicago, DJ de NY que tocava na icônica Paradise Garage, balada também responsável por disseminar o estilo da capital de Illinois. Essa era a era da AIDS e das drogas pesadas e Levan fazia muito isso de entorpecentes, o que complicava sua relação com os promoters das noites. Em Setembro de 1987 quando a Paradise Garage fechou com uma festa de 48 horas, o DJ ficou devastado, sabia que nenhum lugar lhe daria a liberdade que o marco no House de NY lhe deu.

https://www.youtube.com/watch?v=epsFK_sg1EI

Todd Terry | Também nascido em NY, Todd Terry ainda está ativo com 49 anos, continuando na sua vertente do house de Chicago. Ele começou a tocar na sua cidade natal, mas logo foi incluído na compilação de vanguarda do house de Chicago a Jackmaster 1. É, hoje em dia, um dos grandes precursores do estilo ainda em seu formato original.

Feita uma ambientação um pouco mais detalhada sobre o estilo musical que nasceu nos Estados Unidos, mas ganhou as pistas do mundo todo, já podemos nos considerar prontos para a noite de amanhã. Nossos 4 anos de história serão comemorados na Tribute to Chicago, no Terraza BC. Quer saber mais? Então vem com a gente aqui!

A MÚSICA CONECTA 2012 2024