Skip to content
A música conecta

Como o Sónar contribuiu para a expansão da cena de Barcelona ao longo dos anos

Por Redação Alataj em Notícias 14.05.2018

Por Inacio Martinelli

Barcelona é conhecida mundialmente por sua arquitetura modernista, a deliciosa culinária mediterrânea e a vibrante cultura catalã. Nas últimas décadas, porém, a cidade também se firmou como um dos principais pólos da música eletrônica, com uma cena repleta de opções o ano inteiro. Clubs icônicos como Razzmatazz e Moog, além de eventos como Elrow romperam barreiras e são conhecidos ao redor do mundo.

É inegável a importância do Sónar para o desenvolvimento da cena de Barcelona. Há mais de vinte anos, o festival reúne os maiores nomes da dance music na cidade, atraindo um público ávido por novidades e sons menos comerciais. Esse fluxo constante contribuiu para a criação de uma programação paralela à do festival. Conhecida como OFF Week, a lista de festas que se espalham pela capital catalã na semana do evento é impressionante.

Labels como Diynamic, Drumcode, Innervisions e [a:rpia:r] apresentam showcases com seus principais nomes. Festas icônicas como All Day I Dream, Circoloco e Detroit Love invadem diferentes espaços da cidade. Para se ter uma ideia, existem 115 eventos listados no Resident Advisor de 14 a 17 de junho em Barcelona. Na semana anterior, o número não passa de dez. Portanto, não é exagero afirmar que os maiores artistas e marcas da música eletrônica underground batem ponto por lá em junho.

https://www.youtube.com/watch?v=UDVj2bJg-P8

Nina Kraviz é uma das atrações da OFF Week esse ano

Segundo reportagem de 2016 do jornal El País, o Sónar adiciona cerca de 72 milhões de euros à economia catalã todo ano. Não por acaso, o governo local é um de seus maiores patrocinadores, evidenciando a sua importância para a região. Sem dúvidas, o evento espanhol é um ótimo exemplo das vantagens oferecidas à uma cidade que consegue enxergar o potencial de um festival de música (e tecnologia) como agente de transformação econômica, social e cultural, contribuindo para o desenvolvimento da economia criativa, da vida noturna e do turismo.

A MÚSICA CONECTA. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024