Skip to content
A música conecta

O legado de Conny Plank para a dance music contemporânea

Por Alan Medeiros em Notícias 06.09.2017

A música eletrônica como conhecemos hoje teve forte influência de um trabalho realizado pós segunda guerra mundial na Alemanha, país que passava por um momento de cultura pop enfraquecida e tinha a necessidade de criar algo novo que representasse os jovens de seu país. Dentro desse cenário, Conny Plank conseguiu um destaque importante com seu trabalho realizado em áreas como mixagem, masterização e principalmente produção musical.

Resultado de imagem para conny plank

É dele boa parte dos trabalhos mais criativos desse período que variam entre o rock progressivo, música eletrôncia e krautrock, gênero alemão surgido nos anos 70 que atingiu muita popularidade. Neu!, Can, Harmonia e Kraftwerk foram algumas das bandas que Plank produziu e contribuiu decisivamente para o sucesso de cada uma. Durante mais de duas décadas ele explorou diversos estilos musicais, do country rock a música experimental, motivado pela sua paixão e desejo de redefinir alguns conceitos musicais.

Conny faleceu em 1987, jovem aos 47 anos, mas deixou todo um legado para a música como conhecemos hoje. Relembre alguns dos principais pontos:

Kraftwerk | Foi de Conny Plank a direção executiva de Autobahn, primeiro álbum que realmente fez sucesso para os jovens de Dusseldorf. Antes disso, Plank havia ajudado a moldar a estética sonora que mais tarde faria do Kraftwerk um dos maiores sucessos da história da música.

Neu! | Formado por dois ex-integrantes do Kraftwerk no começo dos anos 70, o Neu! foi uma banda que em alguns momentos chegou a conquistar mais sucesso que o Kraftwerk na Alemanha. Michael Rother e Klaus Dinger foram impulsionados pelo trabalho de Conny, que os produziu e elevou significativamente o nível musical da banda.

Bono Vox e David Bowie | Não! Essa foi a sonora resposta de Conny Plank para estes dois ícones da música pop contemporânea quando o procuraram para trabalhar na produção de seus trabalhos. “Plank só produzia quem gostava. Se não fosse com a cara do músico, nada o convenceria”, lembra Holger Czukay, membro do Can. Talvez por isso seus trabalhos soaram sempre tão autênticos.

Resultado de imagem para david bowie

Por trás da mesa | Conny tinha uma visão diferente dos demais produtores da época em relação ao processo criativo. Para ele, era muito importante ter poder de decisão nesse processo, já que enxergava a mesa de mixagem como um instrumento musical.

Influência | Todas as principais bandas da década de 70 se encontravam no estúdio de Conny Plank. O lugar se tornou um ponto real da vanguarda musical europeia e mesmo que indiretamente, Conny influenciou quase tudo o que chamávamos de inovador naquela época.

Discos? No banheiro | Multi-premiado, Conny Plank possuía um hábito um tanto quanto estranho: todos os seus discos de ouro eram encontrados no banheiro de seu estúdio, longe dos holofotes principais, estes dedicados aos instrumentos.

Resultado de imagem para conny plank studio

Instrumentalista | Além do pleno domínio na mesa de mixagem, Plank também dominava instrumentos como teclado, guitarra e percussão, fator que o ajudava no processo criativo frente as bandas com quem trabalhava.

Fora da caixa | Plank era um fã incondicional das possibilidades oferecidas pela música eletrônica, mas também gostava de usar instrumentos e sons convencionais, além de sons naturais e técnicas pouco comuns relacionadas a recipientes de metal e outros objetos. Foi assim que surgiram algumas de suas principais obras.

A música conecta as pessoas! 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024