Skip to content
A música conecta

Defected Records celebra 20 anos com festival inédito em Londres

Por Redação Alataj em Notícias 12.09.2019

Por Inacio Martinelli

Imagens: divulgação

O que faz um selo ser considerado um sucesso? Lançar hits que embalam pistas ao redor do mundo seria a resposta mais óbvia. Porém, existe algo ainda mais relevante do que isso: possuir em seu repertório músicas que definem um estilo. Exemplos na história não faltam. Perlon é sinônimo de minimal techno. Underground Resistance nos remete aos sons de Detroit. Strictly Rhythm foi essencial para a evolução da House Music em New York. [a:rpia:r] colocou a Romênia em destaque.  

Porém, poucos selos conseguem unir apelo comercial com um alto grau de influência como o Defected Records. Criado em 1999, sob a chancela do grupo Ministry of Sound, o label londrino logo se tornou sinônimo de House Music de qualidade, com músicas que não só faziam sucesso em clubs underground como também tocavam nas rádios. Em seu primeiro lançamento, já conseguiu entrar no Top 5 das paradas britânicas com o clássico Can’t Get Enough do projeto Soulsearcher. Dois anos depois, veio o primeiro single a atingir o topo das paradas ao redor do mundo: Another Chance, de Roger Sanchez.

(Créditos: Divulgação)

Desde o princípio, a principal mente por trás do selo é Simon Dunmore, que já possuía experiência como A&R em diferentes gravadoras, além de ser um colecionador de vinis, DJ assíduo e, obviamente, apaixonado por House Music. Todo esse know-how foi traduzido para a marca Defected com o slogan: House Music All Life Long. 

(Créditos: @simondunmore1)
Créditos: @simondunmore1

Você pode até não saber, mas já dançou ao som de vários lançamentos do selo. Dá uma olhada nessa lista:

Shakedown – At Night (2002)

Bob Sinclair – Love Generation (2005)

Dennis Ferrer – Hey Hey (2010)

Noir & Haze – Around [Solomun Mix] (2011)

Camelphat & Elderbrook – Cola (2017)

Nem mesmo a crise da indústria fonográfica nos anos 2000, que viu as vendas diminuírem drasticamente devido aos sites de compartilhamento de arquivos, abalou a trajetória do selo. Em entrevista à DJ Mag, Simon afirma que a Defected foi pioneira no uso das redes sociais e marketing digital, essenciais para enfrentar a crise.

Com o tempo, a marca também diversificou os seus negócios, adquirindo e/ou lançando inúmeros sub-labels (Classic Music Co, 4 to The Floor, DFTD, DVINE Sounds, Movin’ Records), um evento dedicado ao público LGBTQ (Glitterbox), um aclamado festival no litoral da Croácia (Defected Croatia) e uma concorrida residência no verão de Ibiza (Defected no Disco Éden). Além disso, a loja online da marca reúne centenas de itens como roupas e acessórios, não sendo raro encontrá-los pela noite londrina. 

(Créditos: Divulgação)

Com muita criatividade, diferentes tipos de projetos e, é claro, muitos sucessos no repertório, o selo conseguiu vencer a turbulência causada pelos anos de pirataria para se consolidar na era do streaming. Como parte da comemoração de duas décadas dedicadas à House Music, Simon e sua equipe vão realizar a primeira edição do Defected London Festival, com artistas que fizeram parte da história do label. Sábado, dia 14, mais de cinquenta atrações, divididas em cinco palcos, vão tomar conta do Central Park, em Dagenham, ao leste da cidade.

Reunir na sua festa de aniversário um time do calibre de Masters of Work, Derrick Carter, Honey Dijon, Todd Terry, Dennis Ferrer, Claptone, Dimitri From Paris, Kings of Tomorrow, Horse Meat Disco, Todd Edwards, entre muitos outros, não é para qualquer um  e mostra a importância que a Defected possui para a House Music. Que venham mais 20!

(Créditos: Divulgação)

A música conecta. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024