Skip to content
A música conecta

As mil faces de Maya Jane Coles

Por Alan Medeiros em DJ's 06.07.2015

Nascida e criada em Londres, Maya Jane Coles se tornou uma das artistas mais completas da cena eletrônica nos últimos anos. Muito disso por sua incrível habilidade de flutuar sobre diferentes estilos e influências mantendo um padrão de qualidade digno dos grandes mestres.

Capa de mais de 14 revistas ao redor do Globo, Maya também é um sucesso de mídia. Sua base de fãs no Facebook ultrapassa as 350 mil pessoas e ela foi uma das primeiras artistas a receber o layout diferenciado no Soundcloud. Além disso suas produções batem a casa das 10 mil execuções diárias no Spotify, números que a credenciam como um dos nomes mais populares do gênero na plataforma.

O reconhecimento do bom trabalho de Maya também veio em formato de premiações. Em 2011 ela levou pra Londres o prêmio de “Artista do ano” no Beatport, além de troféus como “Melhor produtor”, “Melhor DJ” e “Melhor compilação” em publicações como Mixmag e FACT.

Sua obra ganha destaque especialmente por uma característica peculiar: Maya Jane Coles não se permite atuar em uma zona de conforto. Prova disso são seus EPs, singles e álbuns – especialmente o caso de “Comfort” – que sempre buscam explorar diferentes elementos. Maya se reafirma como uma produtora que não faz sucesso apenas nas pistas de dança. Sua música atinge em cheio o cotidiano das pessoas e tem o poder de agir de forma eficaz tanto nos principais clubs do mundo como em uma perfeita trilha sonora de uma viagem até a serra.

Somente uma produtora como essa incrível versatilidade conseguiria conquistar suporte de artistas das mais variadas cenas. Suas músicas já foram executas por DJs de mundos completamente distantes, como é o caso de Diplo e Richie Hawtin ou Bonobo e Jamie Jones.

Nos últimos dias, Maya voltou a estar no centro das atenções da internet. Tudo por conta do seu recente Boiler Room gravado na Escócia em um evento que ainda contava com Nina Kraviz, Skream, Green Velvet e Len Faki no line up. No set ela explora uma construção muito sábia que passeia por suas principais características. Melodia construída sobre as batidas do Techno e o House que tem levado Maya a gigs pelos 4 cantos do mundo.

Encantadora, como sua música é, Maya Jane Coles é uma artista de mil faces, que consegue alcançar uma legião de fãs com pessoas de diferentes grupos e tribos, fato que é raro hoje em dia. Ela ainda atua sobre o alcunha de Nocturnal Sunshine e She is Danger, o segundo ao lado da vocalista Lena Cullen. Seus registros estão presentes em labels do porte de Crosstown Rebels, Leftroom e Get Physical. Aonde Maya pode chegar? Impossível saber. Assim como sua música que sempre soa imprevisível, sua carreira parece ser como uma pluma ao vento, que paira pelo ar sem dar pistas de onde quer chegar.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024