Skip to content
A música conecta

Conheça a HAUS, festa que está movimentando a cena de Blumenau e recebe Wyro nesse fim de semana

Por Alan Medeiros em Notícias 13.02.2017

A proposta intimista da HAUS já é uma realidade na cena de Blumenau e região. O cenário por ali é fértil, mas historicamente encontra dificuldades de desenvolvimento pela proximidade eminente dos maiores clubs do estado, mas essa história está mudando graças a união de profissionais engajados em entregar ao público da região eventos capazes de ganhar destaque na forte cena independente de Santa Catarina.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

A festa HAUS é uma das peças chaves dessa transformação que está acontecendo. Idealizada por Noizzed (Fabi Cenci) e Emmy Betiol, ela caminha para a sua primeira edição com headliner internacional. Quem estará liderando a cabine da próxima edição é o russo Wyro, dono de um estilo bem próprio e de lançamentos por bons selos, como Highway Records, Voltaire Music e Nothing But.

Conversamos com Emmy e Fabi, duas mulheres que são exemplos para a cena nacional, e descobrimos alguns detalhes e curiosidades escondidas em meio ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido. Confira o resultado da nossa entrevista abaixo:

1 – Oi, meninas! Tudo bem? A HAUS está caminhando para mais uma edição que ajudará na fixação da marca na cena catarinense. Vocês começaram com eventos durante a semana e agora estão organizando as festas no fim de semana. É possível dizer que houve uma mudança de proposta ao longo do caminho?

Olá Alan, tudo ótimo! É um prazer poder compartilhar com o Alataj sobre o desenvolvimento e evolução do selo Haus em Blumenau. Como todo projeto, o início não foi fácil. Recebemos a missão de promover o evento em dias de semana, enfrentamos dificuldades por se tratar de uma cidade tradicionalista, mas com persistência e dedicação ganhamos confiança e respeito de outros núcleos e visibilidade no mercado. Realizamos algumas edições na quarta e depois na quinta, até que tivemos a oportunidade de promover uma festa na sexta-feira, o que foi um salto para o selo, pois conseguimos atingir o público que já curtia e acompanhava os eventos, porém não conseguia comparecer durante a semana. Ao longo de 2016 evoluímos no modo de oferecer a festa, não mudamos a proposta, apenas crescemos com as oportunidades que surgiram, e o resultado disso tem sido criado a cada momento junto ao nosso público.

A imagem pode conter: 1 pessoa

2 – A festa teve todas as suas edições até aqui organizadas no mesmo local. Qual a importância de estabelecer uma parceria como essa para consolidação e crescimento do projeto?

Sempre foi nosso foco apresentar uma festa séria e de qualidade. O Factory (Antônio da Veiga) é um espaço muito bem frequentado, com a proposta de café, bar e balada tudo ao mesmo tempo. Considerado a fábrica mais cultural de Blumenau, oferece ótimos rótulos de cerveja e opções de destilados com preços justos, atendimento de qualidade e apresenta uma bela estrutura e conforto. Com uma parceria sólida com o Factory, temos maior credibilidade o que proporciona crescimento para todos os envolvidos. Recebemos um convite do Factory para lançar um projeto de música eletrônica, o que era novidade entre os eventos da casa. Aceitamos o desafio e tivemos uma resposta positiva de forma gradativa do nosso público alvo. A parceria foi necessária exatamente para consolidar a expansão do selo.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas dançando e multidão

3 – Blumenau é uma cidade próxima a grandes centros da música eletrônica brasileiras, mas que não “respira” exatamente o estilo. Na visão de vocês, o público está preparado para absorver as sonoridades que são apresentadas na festa?

Sim, por conta desta proximidade o público tem se mostrado mais receptivo e aberto a novas sonoridades, acompanhando a proposta que o selo oferece. Conquistamos adeptos, mesmo trabalhando com uma linha mais conceitual e intimista, e o resultado está sendo super positivo.

4 – No próximo dia 17 vocês vão receber o Wyro, primeira atração internacional da HAUS. Quais motivos levaram a escolha do artista? O que vocês esperam de diferente para essa edição?

Sempre pensamos em produzir eventos de qualidade, dar oportunidade para novos talentos e inovar artisticamente. Contribuímos para fomentar a cena em Blumenau, diante da evolução de 2016, idealizamos apresentar o russo Wyro na primeira edição de 2017, por se tratar de um artista que leva a cara da HAUS. Nesta edição além do Wyro, Lucas Degani estreia como nosso residente, apostamos também em nomes que movimentam a cena com seus núcleos, Artimpakt da FATe em Florianópolis e Medeiros da Ello, em Blumenau.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e noite

5 – Quais são os próximos passos a serem dados pelo projeto? Há planos para levar a HAUS até outras locações na região de Blumenau?

Nossa programação para o primeiro semestre de 2017 já está planejada junto ao Factory, e manteremos essa parceria ao longo deste ano em Blumenau, mas também visamos expansão em outras cidades, tudo ao seu tempo e de forma natural.

6 – Para finalizar, duas perguntas quase que pessoais. Qual o grande objetivo da HAUS? Com que intuito ela foi criada?

O objetivo é expandir e envolver apaixonados pela música eletrônica no seu mais amplo sentido cultural. A HAUS nasceu com o intuito de inovar a cena em Blumenau, trazendo novas referências sonoras, além disso, misturar artes e outras ramificações conceituais que já fazem parte do nosso dia a dia como curadoras do selo.

Clique na imagem para acessar o evento oficial: 

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto e close-up

A música conecta as pessoas! 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024