Skip to content
A música conecta

Navegue pelas profundezas de Migration, o novo álbum de Bonobo

Por Castelan em Lançamentos 01.02.2017

No último dia 13 saiu pela Ninja Tune o mais novo álbum de Simon Green, mais conhecido como Bonobo, com o título de Migration. Definitivamente uma obra intrigante, daquelas que a cada vez que você ouve, novos elementos surgem aos seus ouvidos e dão a impressão de que se está ouvindo quase um novo álbum.

A imagem pode conter: nuvem, céu, montanha, natureza e atividades ao ar livre

O músico passou pela processo de composição do álbum entre aeroportos e quartos de hotel, fazendo turnês ao redor do mundo e formatando estas novas ideias com calma. É daí que surge a ideia do título Migration. A migração constante pelo globo, sem residência fixa, que traz inspirações variadas.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, pessoas em pé, show e noite

O álbum inicia com a faixa título em um instrumental carregado de emoção como Bonobo sabe muito bem fazer e a transição é para “Break Apart”, que conta com a belíssima participação do duo Rhye tomando a frente do som em uma jogada de vozes emocionante. Esta segunda faixa também já tem um videoclipe lançado que conta com filmagens de drones sobrevoando o deserto de Mojave na Califórnia. Destaque para a fotografia e para a composição de cores do vídeo. Sensacional!

Ao longo do disco se sobressaem as melodias profundas e emotivas que Bonobo usa para tecer suas narrativas e, neste caso, a ideia e a sensação de se estar em espaços abertos, vastos, e cheios de ar fresco para arejar as ideias e lapidar sons tão marcantes quanto os deste álbum. Faixas mais extensas como “No Reason”, que conta com a participação de Nick Murphy, e “Outlier”, trazem reflexões mais longas porém construídas com bastante cuidado. Aliás “Outlier” é o nome de uma série de eventos internacionais que aconteceram em 2016 com a curadoria do próprio Bonobo, e também rolaram 4 programas desta série na NTS Radio de Londres.

O álbum também conta com participações de Nicole Miglis, da banda americana Hundred Waters, na faixa “Surface” em que os vocais envolventes e sussurrados vem em tom semelhante ao de “Break Apart”, e do grupo marroquino Innov Gnawa que dá o tom étnico para a faixa “Bambro Koyo Ganda”, uma das melhores e mais divertidas faixas desse novo trabalho.

https://www.youtube.com/watch?v=9bZmA4j8l2A

Desde o processo de criação das músicas, Bonobo vai delineando os conceitos em torno delas e tudo fica aparente de forma grandiosa na obra final, onde tudo se conecta e conversa. A arte de capa do álbum e dos singles são do fotógrafo Neil Krug, que esteve no deserto de Mojave no horário entre as 4h e as 6h da manhã, antes das temperaturas serem insuportáveis, e captou cenários de forma única. Após isso, ele inseriu nuvens e fumaças em formatos variados, bem como a labareda ao centro da arte principal. Além disso, as imagens gravadas para o videoclipe de “Break Apart” são apenas um gostinho do que está por vir, muitas outras cenas estão sendo editadas e preparadas em parceria com o artista Strangeloop para integrar a performance ao vivo de Bonobo em suas datas já marcadas para a turnê do álbum. Se prepare pois está por vir uma performance marcante.

A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre, água e natureza

Essa é mais uma obra de arte advinda de um artista extremamente completo, que guia seu trabalho com suas próprias mãos em todos os aspectos. O álbum está disponível por preços acessíveis na loja do Bonobo em diversos formatos, bem como camisetas com a foto de capa desenhada. A música conecta as pessoas!

A MÚSICA CONECTA 2012 2024