Skip to content
A música conecta

Nato Medrado é destaque no Beatport com lançamento pela Univack

Por Alan Medeiros em Lançamentos 26.10.2015

Uma das febres do momento na música eletrônica é ascensão do chamado “techno melódico”, que mistura as batidas industriais do gênero que nasceu em Detroit com muitas doses de emoção. Acontece que essa receita já é antiga e ficou consagrada no progressive house – o verdadeiro.

São poucos os produtores brasileiros que conseguiram desenvolver uma verdadeira identidade dentro desse gênero, o paulista Nato Medrado sem dúvidas é um deles. DJ e produtor de destaque e grande talento, já teve seu trabalho reconhecido por nomes como Gui Boratto, Carl Cox e Robert Babicz. Sua mais recente conquista é um EP faixa preta pela label espanhola Univack – que já lançou nomes como MUUI, Ryan Davis e Alex O’Rion. São 5 faixas originais que compõe esse release. Elas transitam tranquilamente entre diferentes influências da música eletrônica e trazem a tona uma riqueza de elementos singular.

O EP ganhou destaque no Beatport na seção de progressive house. Além disso, tem recebido suporte de Wehbba, MUUI, Ryan Davis e outros importantes artistas. Nato Medrado nos contou um pouquinho do processo criativo de cada faixa e de seu trabalho como um todo. Confira abaixo!

Kontrol

É a primeira faixa do EP, inspirada em synth pops dos anos 80, foi uma das mais difíceis de compor e uma das mais prazerosas tanbém. Cada escolha dos timbres dos synths e das percussões tem como objetivo contar um enredo através dos elementos. Talvez seja a faixa mais pista desse EP, por ter um baixo picotado e um break bem marcante.

Blue Tension

Um passeio entre o imaginário do techno melódico e o verdadeiro progressive house. Com um apelo cinematográfico, procurei usar elementos como violinos, tubas e um baixo com ondas saw para dar um contraponto a melodias suaves tornando ao mesmo tempo uma faixa calma, tensa e dançante devido aos seus elementos e arranjo.

Evolving

Faixa que leva o nome do EP, é sem dúvidas uma das faixas menos convencionais da minha carreira, inspirado pelos glitchs de Max Cooper, ela mistura toda tensão das batidas quebradas com uma melodia menor em um sample de piano com muito efeito de tempo e filtro. Tem uma cara minimalista e ao mesmo tempo melódica. A ideia era criar uma atmosfera cinematográfica e pelo jeito deu muito certo.

Deepinside

Como o próprio nome já diz, uma faixa com melodias profundas e um clima de tensão ao fundo. A ideia dessa faixa foi criar um ambiente tenso e progressivo. Tento desenvolver a música conforme ela vai acontecendo, cada elemento vai alcançando seu apogeu ao longo do arranjo. Usei elementos clássicos do MiniMoog V e um vocal sampleado para determinar a volta do break. A bateria tem elementos do techno mas a composição tem elementos bem sólidos de progressive house. A melodia principal tem elementos da música erudita usada de forma não convencional, como em quase todas os trabalhos de desenvolvo.

Supernova

É a última faixa do EP e a última que terminei para esse trabalho. Inicialmente com outra roupagem decidimos mudar sua ‘cara’ após uma conversa com a gravadora. Tentei deixar ela mais próxima das minhas influencias atuais. Com um timbre que lembra muito Ten Walls a música é carregada por uma melodia menor e um arpejo que se une aos elementos principais. Sem dúvida é uma das faixas mais bacanas que eu produzi até hoje.

Conecte-se com Nato Medrado
E com a Univack também

Download link via Beatport

A MÚSICA CONECTA 2012 2024