Skip to content
A música conecta

Renato Ratier colabora com a Not For Us pela segunda vez em menos de um ano

Por Georgia Kirilov em Lançamentos 15.02.2017

O visionário Renato Ratier, dono dO D-EDGE, um dos sócios (e residente) do Warung e uma das principais figuras na cena da música eletrônica brasileira, colabora pela segunda vez em menos de um ano com Rods Novaes e Wender A. da label, baseada em Cuiabá, Not For Us. O EP que leva o título de Fetter conta com 4 faixas, duas originais – Fetter e Ground – e dois remixes pelos donos da label para a primeira faixa e do francês Alexkid para a segunda. É o segundo lançamento de 2017 da gravadora para um ano que promete ser, no mínimo, tão frutífero quanto 2016 foi, dando espaço para artistas dos mais diversos portes, nacionais e internacionais, para explorar seu formato de música e sonoridade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e noite

Ground é uma track de poucas ondulações sonoras, as batidas retas e curtas abrem espaço para uma exploração do background que faz uso de diversos elementos, loopings e chiados para adicionar profundidade musical. Normalmente vemos remixes aonde a track fica mais pesada, mais dark, mais acid ou até com um BPM mais elevado, no caso do remix de Alexkid, Ground vem uma versão ainda mais reta e com uma pegada mais minimal do que a original, um efeito muito interessante e raro que reflete muito da carreira do mesmo. Alexis Mauri tem mais de 20 anos de estrada e foi uma das figuras essenciais no processo de criação da cultura clubber em Paris nos anos 90. Já a faixa título, Fetter, é mais dramática do que Ground, construída de maneira que cria um suspense sonoro para levar o público a certos ápices. Os donos da Not For Us, Rods Novaes e Wender A. fazem uma releitura da track aonde somente um momento de virada é criado e a track se prolonga em quase 2 minutos a mais, portanto fazendo uso dos elementos originais para criar uma track que se desenvolve de forma totalmente diferente. A originalidade dos remixes reflete a complexidade das faixas originais e a precisão no momento de escolha dos artistas que iriam interagir com Ratier.

O resultado final do EP Fetter reflete a compatibilidade entre a Not For Us e Renato Ratier, fato esse que já estava claro quando Naja Kiss (o primeiro EP de Ratier com a label) foi lançado em Agosto do ano passado. Além da sincronia entre Ratier e Rods Novaes & Wender A., o produto final dos EPs estampa a evolução sonora que a própria Not For Us está vivendo nos últimos 5 anos, desde que a label foi criada, e confirma o caminho de sucesso que a dupla vem trilhando. Ouça as faixas abaixo: 

A música conecta as pessoas! 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024