Skip to content
A música conecta

Papo de Estúdio | 3 grandes destaques e novidades do Superbooth

Por Redação Alataj em Notícias 12.06.2017

Por Thiago Guimarães Toniatti

Todo produtor é meio geek e nerd ao mesmo tempo. Qual como tal, este que vos fala é um completo viciado em sintetizadores, módulos, drum machines, pedais de efeitos e tudo o que engloba o universo da produção de música eletrônica. Assim sendo, minha contribuição para o Alataj será no sentido de trazer para os leitores as novidades no referido universo – porém com um diferencial: o viés aqui não será de natureza técnica, mas sim o meu olhar sobre os lançamentos apresentados nas maiores feiras do segmento, como NAMM, musikmesse, Superbooth, assim como lampejos acerca de mind set, criatividade e (alta) produtividade. Vem comigo!

Entre os dias 20-22 de abril aconteceu, em Berlim, a segunda edição do evento Superbooth – e aqui reside o primeiro fato curioso: Como que um evento, em apenas duas edições, consegue se posicionar como um dos mais respeitados do segmento? A resposta é simples: O evento foi fundado por ninguém menos que Schneidersladen – respeitada loja que vende hardwares, não somente de conhecidas marcas, mas também possui em seu catálogo produtos dos menores shops – e isso faz toda a diferença!

Assim, seguem abaixo as 03 máquinas que mais me chamaram a atenção.

NOVATION PEAK | Esse se mostrou ser um verdadeiro MONSTRO! Começando pelo time por trás do produto: seus osciladores foram criados pessoalmente pela lenda Chris Huggett. Só para ter uma ideia, ele foi responsável pela criação do clássico Eletronic Dream Plant Wasp, lá em 1978, bem como Oxford Synthesizer Company OSCar, em 1983. Ou seja, experiência de sobra na criação de máquinas que produzam sons texturizados e únicos – e com o PEAK não é diferente.

Resultado de imagem para NOVATION PEAK

A principal feature que me chamou a atenção foram as 17 wavetables integradas no sistema. Isso significa que além das clássicas ondas triangle, saw, square providas pelas 08 vozes polifônicas, a máquina ainda oferece a combinação das wavetables – o que faz total sentido e amplia sobremaneira o poder sônico do PEAK.

EOWAVE QUADRANTID SWARM | Equipamento estranho, cujo layout imita uma teia de aranha. Possui apenas 1 oscilador digital, bem como apenas a waveform triangular. Porém, esse oscilador pode ser duplicado 08 vezes – o que, teoricamente, o transforma num sintetizador polifônico. O monstrinho, ainda, oferece a seção AMP e FILTER totalmente analógica. Sem nenhum preset, as combinações são feitas via patch cables – o que torna a brincadeira ainda mais interessante. Ao que me parece, o quadrantid ainda está em fase de desenvolvimento e novas features poderão ser adicionadas – porém o protótipo apresentado no evento me deixou, realmente, instigado.

Resultado de imagem para EOWAVE QUADRANTID SWARM

JOMOX ALPHABASE | A cereja do bolo! Quem me conhece, sabe que as máquinas que mais me fascinam são as drummachines. Nesta toada, finalmente algo novo do Jurgen Michaelis – o criador da JOMOX que é apaixonado por techno. A caixa apresenta 11 instrumentos no total – sendo 02 analógicas, 06 sample machines com timbres prédefinidos, 02 sample machines com capacidade de processar external sampling, 01 FM Synth com 06 vozes! Tudo isso numa só máquina. E o som?? Simplesmente fantástico.

Resultado de imagem para JOMOX ALPHABASE

Sem mais para o momento, que venha a SUMMER NAMM, de 13 a 15 de julho.

A música conecta as pessoas! 

Thiago Guimarães Toniatti é advogado e, a noite, produtor musical e A&R da label curitibana TechGrooves.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024