Skip to content
A música conecta

Papo de Estúdio | Ableton Link: aplicativos musicais sincronizados

Por Redação Alataj em Notícias 18.12.2017

Papo de Estúdio é a coluna do Alataj focada em produção musical.

Por Rafael Araújo [AIMEC]

Você é usuário Ableton Live? Sabia que além das suas infinitas particularidades existe uma função dentro dele chamada Ableton Link? Ela veio a partir da versão 9.6 do software e não tem a necessidade de instalar nada pois ele já está embutida. Na verdade nem precisa ter o Ableton Live instalado para utilizar o Ableton Link. Aplicativos que já possuem essa função dentro deles podem se comunicar sem a necessidade do Ableton Live. O software na verdade entra nessa jogada pois a empresa que desenvolveu o Ableton Link foi a mesma que criou o DAW.

O Ableton Link é uma função bastante interessante e permite o sync (sincronização) de diversos devices a uma mesma rede que possibilita a sincronização de qualquer composição de som no que se diz respeito ao BPM de uma música. Não existe nem master e nem slave. Todo mundo pode realizar a alteração de BPM e tocar todos sincronizados ao mesmo tempo.

// 10 dicas para você melhorar sua performance no Ableton Live

Existem diversos Apps que podem ser utilizados com o Ableton Link e que podem ser baixados gratuitamente ou pagos direto do site da Ableton. Você pode conferir a lista de Apps sempre atualizada neste link. Não importa se você usa Mac ou Windows, iOS ou Android, existe uma infinidade de aplicativos que podem ser utilizados com a função do Ableton Link.

// 6 Apps profissionais para produção musical no iPhone

Aplicativos de produção musical já vem sendo utilizados a algum tempo nos estúdios por aí e essa função do Ableton Link veio para facilitar a sincronização desses Apps e dos sons feitos neles junto a outros devices, tudo via rede wireless para que toquem juntos ao mesmo tempo. Isso não requer o uso de nenhum cabo especial entre os equipamentos. Não é necessário criar rede nenhuma pois tudo acontece via rede local de quem estiver online.

É bastante divertido brincar com o Ableton Link. Você pode montar uma banda inteira se quiser, cada um tocando um instrumento por exemplo, todos sincronizados. Ou então você pode trazer um sintetizador tocado em algum smartphone ou tablet, junto ao seu projeto de um live, por exemplo.

Aqui deixamos dicas de alguns aplicativos bacanas para o iOS, e grátis. Confira:

A musica conecta as pessoas! 
A MÚSICA CONECTA 2012 2024