Skip to content
A música conecta

Papo de Estúdio | A volta da Roland para o mundo dos analógicos

Por Redação Alataj em Notícias 27.06.2017

Por Thiago Guimarães Toniatti

Salve salve Gear Lovers. Cá estou eu em minha segunda participação, trazendo para vocês as novidades do mundo das máquinas – e dessa vez com uma ótima notícia. Finalmente, após muitos anos, a gigante ROLAND está lançando um sintetizador analógico, o ROLAND SE-02.

Resultado de imagem para ROLAND SE-02.

Sempre fui uma pessoa ressabiada com a Roland, para dizer o mínimo. Nunca me entrou na cabeça uma marca que revolucionou a indústria da dance music ao lançar verdadeiros monstros, como Juno-6, Jupiter-8, e as drummachines 303, 808, 909 – todos analógicos – ter descontinuado suas máquinas e começar para investir numa linha “boutique” 100% digital.

Nada contra a linha boutique, até que ela tem o seu valor por ser compacta e barata, mas pensa comigo: 98% das músicas das décadas de 80 e 90 tinham em suas trilhas algum timbre ANALÓGICO da Roland. Olha a efervescência sonora que foram essas décadas – muito em decorrência do contexto sócio cultural, claro, mas muito também pelo espectro sônico que as máquinas ofereciam. Peguemos, por exemplo, a clássica tb303. Álbuns inteiros do Chemical Brothers foram lançados usando basicamente a 303. E o que diríamos do acid house? Será que o mesmo existiria se não fosse a 303? That’s the point!

Resultado de imagem para Roland-Synthesizer-Chronicle-2010

Tendo sido os pormenores devidamente esclarecidos, resta a pergunta: Por que cargas d’água a Roland descontinuou os seus analógicos para investir numa linha 100% digital que “imita” os analógicos?

 

Na minha humilde opinião a Roland estaria a barrar a evolução sônica da humanidade. A busca desenfreada pela venda de produtos, cada vez mais descartáveis, havia superado a vontade de produzir equipamentos complexos e únicos. Porém, existe uma luz no fim do túnel!

A marca japonesa, em parceria com a Studio Eletronics, acaba de anunciar o SE-02.  Lets take a look!

Saiba mais aqui.

São 03 osciladores analógicos, com 06 diferentes waveforms, associados a um 24 dB low-pass filter e um dual stage amplifier. Teremos, ainda, um sequencer, possibilidade de cross modulation (XMOD), LFO, noise generator e mais uma porrada de preset. Ta bom pra você ou quer mais? Obrigado Roland, por voltar a acreditar no mercado dos analógicos. Well done!

A música conecta as pessoas! 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024