Skip to content
A música conecta

Deadmau5 vs Disney

TAGS: Noticia
Por Redação Alataj em Polêmica 08.09.2014

A Disney abriu um processo contra Deadmau5 pelo uso de um capacete e de um símbolo semelhante com as orelhas de Mickey Mouse. A gigante do entretenimento entrou com uma ação no órgão responsável pelos registros de patentes e marcas nos Estados Unidos. “O logo de Deadmau5 é quase idêntico em aparência, conotação e aplicação comercial às orelhas que são marca registrada do Mickey Mouse”, alega a Disney. A empresa aponta que tanto o símbolo do personagem quanto o do DJ “são compostos de uma cabeça redonda com orelhas proeminentes de camundongo ao redor”. A alegação é que o público pode se confundir.

Segundo a revista Variety, Deadmau5 utiliza há muito tempo o logotipo “mau5head”, mas só no dia 2 de setembro de 2014 a Disney resolveu se manifestar. Isso, depois de advogados do músico registrarem no ano passado um pedido para assegurar o uso do símbolo em diversos produtos.

Na terça-feira, 2 de setembro, Deadmau5 postou em seu perfil no Twitter: “A Disney acha que vocês podem confundir um artista de música eletrônicao consagrado com um camundongo de desenhos animados. Eis o quão estúpidos eles pensam que vocês são”.

A Variety cita que a Disney tem a reputação de “defender agressivamente seus produtos”. A companhia teria mencionado que utiliza as orelhas de desde 1928. Deadmau5 tem até o dia 12 de outubro para responder às notificações da Disney.

Deadmau5 enviou por e-mail a Disney um C&D (cessar e desistir – ordem ou pedido para desistir de uma atividade sob pena de ação judicial) por uso de terceiros. No documento é relatado que a companhia usou sem permissão a música Ghost ‘n’ Stuff em um de seus vídeos.

Sobre a track Ghost ‘n’ Stuff, a Disney declarou que a música foi devidamente licenciada e não há mérito para a sua declaração.

Pelo visto, a briga entre Deadmau5 e Disney está longe do fim!

Via Fly by Night

A MÚSICA CONECTA 2012 2024