Skip to content
A música conecta

Rodrigo Ferrari apresenta um guia prático pelas principais lojas de discos de Londres

Por Alan Medeiros em Notícias 13.07.2018

Se por um lado é verdade que música boa não escolhe mídia nem formato, por outro não há como negar que há um gostinho especial em apreciar todo ritual que envolve a compra e discotecagem de vinil. Sem falar que é muito classe ver um DJ tocando sua pesquisa musical na ponta da agulha. Infelizmente, comprar discos é algo pouco acessível, especialmente se você mora no Brasil.

Manter o hábito, seja como hobby ou profissão, exige um bom investimento, tempo para pesquisa e especialmente paciência com o péssimo serviço prestado pelos correios. A situação muda um pouco de panorama se há condições de fazer o garimpo in loco. Pergunta a qualquer entusiasta musical e certamente ele indicará o passei por record shops como um dos seus programas favoritos. Cidades como Amsterdam, Paris, Detroit, Chicago, Nova Iorque e Londres possuem lojas históricas que são parte importante do desenvolvimento musical dessas cidades. A nosso convite, Rodrigo Ferrari traz uma seleção chapa quente das melhores da capital inglesa. Confira abaixo

Com a palavra, Rodrigo Ferrari:

A compra de vinil se confunde com a minha história na música. Garimpar pra mim vai muito além de aumentar o acervo, é um ritual. Nunca deixei de comprar discos, nunca deixei de tocá-los. Prepare-se com um tênis confortável, fone de ouvido, smartphone com internet e siga comigo pelas ruas do Soho, Covent Garden, Brick Lane e Portobello, rota com algumas das minhas áreas preferidas do Central London. Aqui algumas dicas frescas do rolê que fiz neste último mês que com certeza são valiosas pra quem não conhece, ou um bom check list pros habituês. Enjoy!

Phonica Records | Aberta desde 2003, virou uma instituição e um clássico do Soho. Além de cuidar de alguns labels próprios (Phonica Records, Phonica White, Phonica Special Editions e Karakul), realiza vários eventos na própria loja e algumas festas out também. Discos dos mais modernos a clássicos.
Endereço: 51 Poland Street, Soho, London W1F 7LZ (metrô – Oxford Circus)
Estilos: House, Tech House, Minimal, Disco, Balearic, Techno, Funk, Soul, Disco, Reggae, Dub, Eletronica, Nu Jazz, Broken Beat, Hip Hop, Afrobeat, Dubstep, D & B.
Decks para escutar: Sim.
Faixa de preços (em média): 8 a 25 Pounds.
Dica: A loja tem um catalogo enorme e recebe novidades semanalmente. Vale a pena dividir a visita em dias diferentes. Fique de olho também para os eventos “in-store” com grandes nomes da cena. Passe por Carnaby Street no caminho.
O que encontrei: 12” single de “The Strikers – Body Music”.

Sister Say Records | De banca de discos no mercado de Camden nos meados dos anos 80 a se tornar uma das lojas mais completas do Soho.
Endereço: 75 Berwick Street, Soho, London W1F 8RP (metrô – Oxford Circus)
Estilos: Jazz, Soul, Funk, Latin, Disco, Rock, Indie, Folk, Reggae, Dub, House, Techno, D & B.
Decks para escutar: Sim, mas apenas 1. Use o Smartphone para agilizar.
Faixa de preços (algumas raridades): 5 a 700 Pounds.
Dica: Tudo muito organizado, fácil para se encontrar. Os vinis ficam no andar de baixo. Se quiser uma pausa pra um super burger recomendo o Red Dog Saloon. Está a alguns passos, no número 20. Se der sorte no dia, no mesmo local vai encontrar uma feira de comidas exóticas do mundo todo. Demais!
O que encontrei: 12” single de “Chaka Khan – Ain’t Nobody”.

Reckless Records | Uma das lojas de discos mais antigas de Londres, aberta primeiro em Islington em 1983 e no ano seguinte no Soho pelo produtor Charlie Taylor, que também tem seu label desde 1988.
Endereço: 30 Berwick Street, Soho, London W1F 8RH (metrô – Oxford Circus)
Estilos: Rock, Pop, Soul, Disco, House, Techno, Jazz, Punk, Reggae, Dub.
Decks para escutar: Não. Use o smartphone para a pesquisa.
Faixa de preços (algumas raridades): 1 a 700 Pounds.
Dica: A loja também é conhecida como boa compradora de usados. Lembre-se de olhar bem o estado de conservação dos discos antes de comprar.
O que encontrei: 12” promo de “Rick James – You & I”.

Sounds of the Universe | Mais um dos clássicos do Soho e donos do respeitado label Soul Jazz Records, é também um coletivo com DJs, produtores de filmes e editora de livros.
Endereço: 7 Broadwick Street, Soho, London W1F 0DA (metrô – Oxford Circus)
Estilos: Jazz, Soul, Funk, Latin, Disco, Rock, Indie, Folk, House, Techno.
Decks para escutar: Sim.
Faixa de preços (algumas raridades): 7 a 750 Pounds.
Dica: Desça as escadas, os 7” estão lá, junto a vendedores super atenciosos que ajudarão na pesquisa. Saindo de lá, não deixe de passar por China Town.
O que encontrei: 7” de “Bill Withers – Lovely Day”.

Fopp Records | Fundada na Escócia em 1981 e depois comprada pela HMV em 2007, se tornou o terceira maior mega store do Reino Unido chegando ter uma rede de 50 lojas. Seu nome vem de uma música de 1975 da banda Ohio Players.
Endereço: 1 Earlham Street, Greater London WC2H 9LL (metrô – Picadilly Circus / Covent Garden)
Estilos: Todos.
Decks para escutar: Não. Use o smartphone para pesquisa.
Faixa de preços: 1 a 200 Pounds.
Dica: Uma incrível loja para álbuns, CDs, dvds, livros e merchandising. Procure pela sessão de selos do mês, as boas dicas estão ali. Legal é terminar por ali no pub time, atravessar a rua e tomar seu pint no BrewDog!
O que encontrei: Biografia especial de David Bowie.

His Master Voice | A famosa marca que tem o logo do cachorro e gramofone abriu sua primeira loja em Oxford Street em 1921, e é esta a única remanescente de Central London do que já foi um enorme império. Mais um clássico que deve ser visitado.
Endereço: 363 Oxford Street, London W1C 2LA (metrô – Bond Street / Oxford Circus)
Estilos: Todos.
Decks para escutar: Não. Use o smartphone para pesquisa.
Faixa de preços: 3 a 50 Pounds.
Dica: A loja hoje só trabalha com álbuns, novos e reprensagens, se está atrás dos singles, não é mais o local infelizmente. Mas por outro lado é super divertida, pois também tem raridades em CDs e muito merchandising, além de acessórios em geral. Preste atenção ao entrar, são 3 andares!
O que encontrei: Reprensagem da compilação de “Gil Scott-Heron – The Revolution Will Not Be Televised”.

Rough Trade Records | A loja que apareceu em 1976 em West London junto ao movimento punk londrino é uma das referências musicais da cidade, recebendo em sua flagship grandes apresentações e lançamentos. Além das duas lojas de Londres, são mais duas na Inglaterra e a maior delas em NYC.
Endereço: (West) 130 Talbot Road, London W11 1JA (metrô – Notting Hill Gate / Ladbroke Grove) / (East) 91 Brick Lane, London E1 6QL (metrô – Liverpool Street)
Estilos: Todos.
Decks para escutar: Sim.
Faixa de preços(algumas raridades): De 6 a 1000 Pounds.
Dica: Vale a pena pegar o metrô para Liverpool Street Station e caminhar em direção a Brick Lane, mais precisamente no Truman Brewery, o famoso quarteirão de expressão artística independente de Londres onde fica a Flagship Store. Gaste tempo por ali! Recomendo aos sábados e domingos pra pegar tudo acontecendo. Mas não deixe de conhecer também a primeira, menor, mas de incrível conteúdo e especial para quem busca os 12” singles de clássicos. Para esta, desça em Notting Hill Gate e caminhe por Portobello Road, onde encontrará várias outras oportunidades.
O que encontrei: 12” single de “Grandmaster Flash – The Message”.

Vinyl Cafe London | O que já foi apenas uma banca de discos em Portobello Road, é hoje uma café restaurante e pequena loja.
Endereço: 273 Portobello Road, London W11 1LR (metrô – Notting Hill Gate / Ladbroke Grove)
Estilos: Disco, Soul, Funk, House.
Decks para escutar: Sim.
Faixa de preços: 5 a 25 Pounds.
Dica: As sextas e sábados a bancada de rua ainda continua lá e vale barganhar, pois muitos discos estão sem preço. Continue seu passeio por Portobello Mkt, um clássico Londrino!
O que encontrei: 12” single de “Heatwave – The Groove Line”.

A MÚSICA CONECTA. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024