Skip to content
A música conecta

SmartBiz: um trabalho pautado pela atenção e proximidade

Por Marllon Eduardo Gauche em Notícias 19.12.2019

Foto de capa por: Andres Costa

Temos que girar bastante o disco ao resgatarmos os primeiros passos da SmartBiz, agência especializada no mercado de música eletrônica, fundada em 1999 por Fernando Moreno. Sua atividade começou de fato no ano seguinte, nos anos 2000, porém, após duas décadas de trabalho, uma coisa permanece intacta: sua filosofia de prestar um atendimento personalizado e eficiente.

A SmartBiz já acumula tradição e história no mercado brasileiro sem a necessidade de possuir uma grande lista de DJs no seu casting de artistas. Seu líder aposta mesmo em tiros certeiros, tanto que até os dias de hoje representa três dos mais importantes players da cena underground nacional: Anderson Noise, DJ Mau Mau e Renato Cohen. Ainda assim, neste ano, três novas figuras passaram a integrar o time da agência: o sueco Christian Smith, Fractal Mood e Marina Dias, totalizando 17 nomes representados.

+++ Who? Marina Dias

Fernando equilibra artistas nacionais com nomes internacionais, sempre priorizando oferecer um serviço de excelência aos promotores de evento, sem, contudo, perder a coerência conceitual e musical. Graças a esse formato de atendimento com um número reduzido de artistas, Fernando e a equipe da SmartBiz conseguem desenvolver um trabalho personalizado, conectando as diferentes partes de forma mais próxima e natural.

Tanto que neste ano foram realizadas algumas tours de sucesso bem importantes com os artistas internacionais representados pela a agência. Teve Stephan Bodzin tocando na primeira edição do SOME Festival, em Curitiba, e também na XXXPerience, em São Paulo; Miss Kittin na TRIBEFango e Sascha Funke no CAOS, e mais recentemente Rebolledo e Michael Mayer também somando passagens por aqui.

+++ Entrevistamos Sascha Funke antes de sua passagem pelo Brasil

Olhando para trás nesses 20 anos de agência e fazendo uma análise com o crescimento da música eletrônica como um todo, Fernando acredita que é fundamental entender que o mercado passa por ciclos, sendo necessário estar preparado para se adaptar.

A música conecta.

+++ Leia mais: entrevista com Fernando Moreno

A MÚSICA CONECTA 2012 2024