READING

Alataj no Sónar | Consistência e história: a conso...

Alataj no Sónar | Consistência e história: a consolidação global de uma marca

Há pouco mais de duas semanas do Sónar, toda comunidade internacional ligada a música, tecnologia e criatividade começa a direcionar sua atenção para Barcelona, palco da edição principal do evento que nesta temporada completa 26 anos. Exatamente, são mais de duas décadas de serviços prestados a indústria e entender a chave de seu sucesso é mais simples do que parece.

+++ Leia nossa matéria especial sobre os 25 anos do Sónar.

O Sónar foi criado em Barcelona na década de 90 e desde então, teve um processo de expansão internacional muito bem executado. O festival passou três vezes pelo Brasil, sendo 2004 e 2012 épicos, 2015 deixou a desejar segundo os participantes. Fora do nosso país, eventos muito bem sucedidos foram apresentados em Reykjavik, Estambul, Hong Kong, Bogotá, Cidade do México e Atenas. 

A curadoria avançada sempre acompanhou o Sónar ao redor do globo e especialmente em sua edição em Barcelona. Tal característica moldou o perfil do festival, levando para um patamar que nenhum outro evento do globo conseguiu alcançar — não se trata aqui de melhor ou pior, Sónar é diferente. Entretanto, apesar de ser o grande ponto alto ano após ano, seu lineup não é o fator crucial número 1 em sua jornada de sucesso, ao menos na nossa opinião. 

Muito do que o Sónar é hoje deve-se a consistência. De 94 a 96, o nascimento do evento junto ao seu conceito. De 97 a 2000, uma notória evolução acompanhada de crescimento responsável. Ao longo de todo século XXI, a consolidação da marca como um expoente entre os festivais. Em um mundo marcado por transformações constantes, é claro que o Sónar também se transformou — especialmente no que diz respeito a tamanho — mas optou por não deixar de lado a espinha dorsal de seu conceito.

Entre os dias 18 e 20 de julho deste ano o Sónar terá sua edição principal em Barcelona — que geralmente acontece em junho. Pelo segundo ano consecutivo o Alataj cobrirá o festival in loco. Separamos alguns dos destaques do line up neste Top 5 especial e nas próximas semanas vamos intensificar os conteúdos voltados ao evento e sua programação — acompanhe pelo nosso Instagram

A música conecta.


Alan Medeiros é publicitário, sócio-fundador do Alataj e nome por trás da Beats n' Lights Management.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS