Skip to content
A música conecta

O novo trabalho do Swindle vem em três movimentos; e o primeiro aconteceu no Brasil

Por Redação Alataj em Notícias 26.08.2016

Por José Augusto Castelán

O Swindle é um produtor inglês bem doidão. Não me entenda mal, essa é a sua maior qualidade: agregar melodias que parecem desconexas de maneira harmônica e contagiante. Pra quem acompanha o som do cara há algum tempo já não é surpresa que ele seja tão versátil, mas é impressionante como ele sempre dá um jeito de surpreender.

Ouça o novo trabalho dele aqui

Dando sequência na sua discografia o produtor veio com um 3 em 1, 3 EP’s, cada um composto em uma parte do globo e trazendo sonoridades da região onde foi feito. Connecta é o primeiro desses lançamentos e a faixa título foi o primeiro single, que conta com participação de Ricardo China. Com sabores latinos, um riff de guitarra a la Santana e linhas vocais marcantes, o produtor londrino mostra mais uma vez sua versatilidade. Aqui no Alataj dizemos que a música conecta as pessoas, e aí está o Swindle pra reforçar nossa bandeira.

Na faixa o cantor China coloca São Paulo como uma capital da mistura de ritmos e sonoridades influenciados por culturas do mundo todo, um convite à experiência infindável que é desbravar uma megalópole como essa. O instrumental da track carrega essa mensagem através de melodias influenciadas por nossa cultura multifacetada que resiste ao teste do tempo e atrai ouvidos ao redor do globo. O EP também conta com um remix da faixa título feito pelo DJ Q, que mesmo ao colocar o som em outro contexto, não deixa de demonstrar a sua universalidade.

Além de “Connecta”, “Copacabana” e “Vila Mimosa” completam a tracklist. “Copacabana” é um Juke/Footwork floreado por sopros e riffs ao estilo conhecido do Swindle, junto com um grave marcante e um groove natural. “Vila Mimosa” vem com linhas percussivas de cunho africano somadas à sintetizadores rasgados, mostrando um espectro mais amplo dos estilos que transitam pela mente criativa do produtor londrino.

https://www.youtube.com/watch?v=DaNMLfc0-2Y

Todo lançamento foi composto e gravado do estúdio FLAPC4 durante a passagem do Swindle pelo Brasil, que incluiu apresentações em São Paulo, Curitiba, e Rio de Janeiro junto com a galera da Wobble. Como anunciado, além deste EP virão outros dois; Purple Walls, um projeto de P Funk realizado em Los Angeles, e Funk & Grime, lançamento que vai abarcar estilos como o Grime, juntamente com MCs baseados em Londres. Todos esses completam A Trilogy In Funk, nome dado ao projeto.

O conjunto dessa obra se torna mais uma peça na discografia de um produtor que tem por hábito surpreender com criatividade e musicalidade. Escute “Connecta” e perceba a importância dos sons ali contidos para um cenário global que vem ficando cansado de mais do mesmo. Confira também o vídeo anúncio do lançamento:

A música conecta as pessoas! 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024