Skip to content
A música conecta

The New Old Black Gold: uma playlist tributo à black music

Por Alan Medeiros em Notícias 27.02.2018

Por Thaísa Dias

Essa playlist é uma homenagem à cultura negra e seu legado. Pra isso se tornar completo, foi necessário colocar, além de artistas negros, nomes que foram influenciados pela black music e escolheram transmitir essa atmosfera em sua arte. Ou seja, tem japonês, tem branco, tem de tudo… o que nos faz lembrar que somos um só quando o assunto é música e não tem nada de apropriação cultural nisso, apenas uma expansão e difusão dela.

Resultado de imagem para birthplace of hip hop

Quanto aos gêneros, alguns vão sentir falta do jazz e do blues, mas como a intenção era fazer uma playlist uplifiting e em clima de celebração, eu acabei deixando esses dois grandes movimentos para uma outra oportunidade, em um resgaste mais específico deles. Ainda assim tem muita música com samples de jazz e blues aí no meio, principalmente as de rap dos anos 90.

Nos quatro cantos do planeta a black music mexe com as pistas de uma maneira única. Entender as origens desse estilo e conhecer algumas de suas peças chaves é dever de casa de todo e qualquer apaixonado pela cultura musical – além de ser uma aventura extremamente divertida e apaixonante. Espero que vocês encontrem muitas preciosidades nessas 28 horas de som que separamos pra você. The New Old Black Gold:

A música conecta as pessoas! 

 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024