Skip to content
A música conecta

Conheça o ToneKids, projeto da ToneCity que leva música e arte até à casa de apoio ao menor em Araucária (PR)

Por Alan Medeiros em Notícias 04.04.2019

Infelizmente, é comum que países pouco desenvolvidos apresentem dificuldades em levar música, arte e cultura para crianças mais carentes. Essa realidade é ainda mais preocupante se levarmos em consideração que, muitas dessas crianças vivem em situações precárias, bem próximas a marginalidade e com baixa perspectiva de um futuro melhor.

Foi visando oferecer acesso integrado a arte, cultura e música que o núcleo ToneCity criou o projeto ToneKids, uma iniciativa proporciona uma experiência criativa e imersiva à crianças da região metropolitana de Curitiba. Ao todo, são 30 horas de aula que passeiam por diferentes nuances e movimentos culturais, sempre em busca de uma proposta que possa inspirar e transformar.

O projeto atualmente conta com 15 colaboradores e 14 parceiros (Tonemind Records, Dance Paradise, Jovem Pan Curitiba, Yellow Dj Academy, Centro Sul Embalagens, Don’t Stop Hot Dog, Agência Toss, Clown Eventos, Volume Artists, Dazinhk, Aulora, Ebraim Martini, Upside Creator e Brandz) e proporciona oficinas de sintetizadores, drum machines, vocoders; mixagem, beatmatching, cultura da música eletrônica, aulas práticas de DJ, guitarra, teoria musical, violão, canto e artes plásticas.

Aos poucos, os resultados começam a ser percebidos. Regiane, psicóloga e educadora da instituição, comenta: “As crianças não tem contato com a realidade externa e acabam deixando de vivenciar novas experiências, foi muito bom ter recebido o projeto. Trata-se de uma oportunidade de vivenciar a realidade externa e todos participaram, não só as crianças, mas também os funcionários. Isso faz a diferença e pode sim trazer um dia de alegria a essas crianças”.

Como trata-se de uma ação não governamental e sem apoio de grandes instituições, todo tipo de ajuda é bem vinda. Você também pode colaborar sugerindo ideias e participando dos projetos sociais, é só entrar em contato pelo e-mail michel@tonecity.net ou pelo telefone (41) 9 9624-9651. A ToneCity está registrando parte da ação em vídeo através de um documentário especial que já conta com alguns capítulos – confira abaixo. Que iniciativas como essa se multipliquem para se tornarem cada vez mais frequentes e representativas dentro do nosso cenário. Precisamos disso.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024