Skip to content
A música conecta

O calor da música brasileira aqueceu o coração do finlandês-canadense Petri Glad

Por Alan Medeiros em Notícias 27.07.2016

Quando anunciamos o Vitrola Radioshow, citamos em um texto aqui mesmo no Alataj, a adoração que os brasileiros possuem por tudo aquilo que vem de fora – inclusive no que diz respeito a música. Faltou dizer que o contrário também acontece. Petri Glad é um finlandês-canadense apaixonado pela cultura boogie e o groove brasileiro. Professor durante o dia e expert em pesquisa musical nas horas vagas, ele é o que podemos chamar de um estudioso da nossa cultura musical. Petri é o responsável por assinar o Vitrola Radioshow 003. Abaixo ele comenta sua relação com a música brasileira. A música conecta as pessoas!

Com a palavra, Petri Glad:

O primeiro tipo de música brasileira que eu ouvi foi a Bossa Nova, com sua melodia e ritmo de samba. Eu vim de dois países muito frios, Canadá e Finlândia, e a música me deu um refúgio imediato a esse paraíso tropical desconhecido – mais tarde a caipirinha ajudou também.

Depois de assistir o documentário Moro no Brasil (por Mika Kaurismaki) eu fiquei mais interessado pela música brasileira. Mais tarde, quando vi o livro Som Brasil (por McGowan e Pessanha) em uma record show local, eu o peguei para ler. Todas as minhas primeiras visitas ao Brasil foram preenchidas por compras pesadas de discos de todos os tipos de música brasileira.

https://www.youtube.com/watch?v=w7emCLykde8

Ao longo dos anos, eu foquei minha pesquisa em discos brasileiros, buscando funk, boogie e o que muitos DJs brasileiros simplesmente chamam de “groove”. Uma coisa interessante que aprendi, foi que algumas canções internacionais tornaram-se sucesso apenas no Brasil. É o caso de “Check My Machine” de Paul McCartney, sucesso da cena samba-rock dos subúrbios de São Paulo nos anos 70.

Este mix que eu fiz, possui algumas faixas modernas ao lado de músicas vintage de 70s e 80s. Então, prepare sua caipirinha ou pegue seu shot de pinga para curtir comigo esses grooves brasileiros.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024