Skip to content
A música conecta

Fomos entrevistar nossos novos parceiros, crew da Session#30min

Por Alan Medeiros em Entrevistas 29.08.2014

Nosso querido Alaplay Podcast está quase chegando a sua 100ª edição, nosso projeto mais novo, a Troally, teve essa semana seu primeiro mixtape lançado. Embora nós do Alataj sejamos responsáveis por dois podcasts, isso não significa que não pesquisamos e ouvimos outros canais, pelo contrário, a gente faz muito isso. Encontramos esse ano em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, um projeto que nos chamou a atenção pela boa curadoria artística e proposta interessante de suporte a artistas nacionais, a Session#30min. Um podcast com proposta diferenciada e desafiadora. Dois de nossos residentes já passaram por lá e agora você acompanha uma entrevista exclusiva, com nossos novos parceiros. Quem respondeu nossas perguntas, foram os fundadores Cristiano e Joey.

Como surgiu a ideia de fazer o podcast?

Cristiano: Já falávamos ha um tempo (eu e o JoEy) sobre montar alguma coisa que de certa forma torna-se a cena mais unida, e que fosse algo original e novo. Podcasts já não eram novidade, porém até então não existia nenhum canal que fosse fixado no norte do RS, uma das cenas mais fortes do Brasil.

JoEy: A primeira coisa que pensamos foi sobre ser um material mais curto, com a duração de 30 minutos. Foi uma forma que achamos de tornar os sets mais desafiadores para os djs e que fica-se mais fácil para o público, tanto para downloads como o tempo para escutar o trabalho de cada artista.

Quais as influências de vocês para realização desse trabalho?

Cristiano: A cena em geral. Outro ponto que nos focamos é sempre passarmos um suporte igual a todos os artistas que participam, independente do reconhecimento que ele já tiver. Grandes nomes se vendem por si próprios, e o cenário independente acaba meio desfalcado muitas vezes.

Vocês acreditam que existe em geral um comodismo do público com o som que toca nas rádios? Isso justifica a ausência da busca por novas sonoridades?

JoEy: Com certeza! Na verdade um justifica o outro, porque essa busca está ficando cada vez menos difícil, seja o acesso a informação, a sonoridades mais undergrounds, a tudo que faz movimentar esse mercado que só cresce a cada dia. Nunca foi tão fácil se aprofundar e conhecer mais artistas e linhas de som, seja da música eletrônica ou não, atual ou coisas mais antigas. Também falta espaço para a inserção de novas ideias, para que então comecem a ser assimiladas pelo público, e assim realmente começar conquista-lo.

O suporte a artistas nacionais é uma das marcas de vocês, o Session#30min não aceita gringos no canal?

JoEy: A ideia do #SupportNationalArtists não deixa de ser uma coisa meio internacional, porque acreditamos que em qualquer lugar do mundo isso deve acontecer. E realmente isso acontece em muitos países principalmente da europa, mas no Brasil ainda se vê muito evento bombando só por causa da bandeirinha do lado do nome do gringo.
Cristiano: Para o canal a principio só estamos trabalhando com artistas nacionais mesmo, mas sempre existe a ideia de expandir o projeto com artistas de fora.

Dos podcast quem foram apresentados, qual agradou mais a cada um de vocês?

Cristiano: Complicado… Mas acho q podemos destacar 3 nomes: Bruno Be, que foi um dos principais nomes nacionais que passaram e com certeza marcou pela parceria em apoiar nosso projeto ainda recente.
JoEy: Outros dois artistas foram a Deborah Blank e o Rene Mussi, que deram um show de pesquisa na escolha das tracks quando montaram seus sets para o S#30.

O que vocês destacam para as futuras datas e lançamentos?

JoEy: Já passamos por vários estados do país, o que está sendo muito bom para conhecermos as pessoas que estão movimentando a cena em cada região. Vamos continuar nessa busca de artistas locais e também lançando vários nomes já conhecidos no país.

E a Session em si, terá novidades no segundo semestre?

Cristiano: No início do semestre já tivemos nosso primeiro evento oficial, o aniversário de 1 ano, onde tivemos uma ótima resposta do público. Também já estamos trabalhando em alguns novos projetos, mudanças no layout e algumas novas parcerias.

Se cada um de vocês pudesse escolher um nome para o podcast, quem seria o escolhido?

JoEy: Nesse ultimo carnaval tive a oportunidade de finalmente conhecer de perto o som do Davis Genuíno, residente do Warung, e com certeza é um nome que gostaria ver em breve no podcast.

Cristiano: Também olhando para esses lados espero muito a participação da Aninha.

Por fim, agradecemos a parceria entre a Alataj e a Session#30min. Que este ano ainda possamos planejar muitas coisas juntos. Abraços!

Session#30min: Fica nosso agradecimento a vocês também pela parceria. Nos sentimos muito felizes por estar ao lado de um núcleo tão bem organizado como o de vocês. Vamos em frente! Abraços!

A MÚSICA CONECTA 2012 2024