Skip to content
A música conecta

Com o EP Birds, BLANCAh segue sua caminhada de sucesso

Por Alan Medeiros em Premiere 06.07.2015

Amanhã vai ao ar o novo lançamento da berlinense Steyoyoke, trata-se do EP de originais Bird, da brasileira BLANCAh. São 4 faixas que trazem a tona uma identidade muito interessante da produtora que vive um ano muito especial até então. Ela acaba de entrar para o casting da D AGENCY e segue sendo a única brasileira no time da Steyoyoke. Para marcar o começo da nossa série de premieres convidamos BLANCAh para falar um pouco mais de cada track que compõe esse trabalho, ela também disponibilizou em primeira mão os previews de cada faixa que estão disponíveis nesse mix abaixo.

BIRDS é o meu segundo EP solo. O primeiro foi lançado a mais de um ano atrás e tinha apenas uma musica original que trazia meus vocais, a “WhosThat”. Desta vez apresento 4 faixas originais e não canto em nenhuma delas. Não cantar foi uma escolha proposital, minha intenção foi a de não criar distrações que tirassem o foco do ouvinte da pura composição e dos elementos que escolhi para trabalhar. Todo o universo da BLANCAh gira em torno dos pássaros e este EP vem para reafirmar meus conceitos artísticos em vários aspectos. Ele também é o prenuncio do meu álbum que será lançado no inicio do ano que vem e a minha maior expectativa é a de que os ouvintes consigam com este EP captar a minha essência musical.

Cada uma das musicas leva o nome de um pássaro e vou começar falando da CASUAR.

Esta é a música mais introspectiva do EP. Começo com um piano lamurioso e trago os elementos aos poucos. Escolhi um Kick com menor definição para aumentar a sensação de distanciamento que esta musica me remete. Gosto particularmente da volta do break e da linha melódica que floreia esta volta. Tenho o habito de não seguir muito as formulas de composição tradicionais, e isso eu deixei mais evidente no fato de fazer a musica crescer e ganhar corpo com um sintetizador mais rasgado na parte final da musica ao invés de fazer isto no meio dela. Como acontece em todas as minhas composições aqui também optei por timbres limpos e mais orgânicos.

HUMMINGBIRD

Os movimentos repetitivos e velozes do bater das asas do beija-flor foi o que me inspirou pra começar a compor esta musica. Ela é pura repetição e minha intenção foi a de deixar ela bem ritmada e preenchida de elementos que me ajudassem a traduzir esse frenesi da ave. A melodia central Up& Down é basicamente a mesma do inicio ao fim e é atravessada por efeitos que vem de longe em pequenos floreios melódicos.

FRAGATA

É uma das musicas que melhor reflete as minhas influencias atuais e tenho tocado ela bastante nos meus últimos sets. Na minha opinião ela se classifica ali nomeio entre os gêneros Techno e o Eletrônica e essa é uma mistura que eu busco no meu trabalho. O som limpo do piano é recorrente nas minhas produções e ele fica bem presente nesse break.

VULTURE DANCE

É a musica que fecha meu EP e eu busquei um ar mais soturno para ela. Em um primeiro momento eu elaborei a linha do baixo e deixei ele como a melodia principal da musica. Depois senti a necessidade de criar uma outra melodia que dialogasse e respondesse a esse baixo. Aqui eu quis criar uma percussão cadenciada em um ritmo que lembrasse o tribal, como se fosse uma espécie de ritual pra essa dança do Abutre.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024