READING

Soul Beats | Os 5 maiores clássicos do drum and ba...

Soul Beats | Os 5 maiores clássicos do drum and bass “made in Brazil”

Por: Lucas Portilho de Faria Cunha

“Foi com a ida de Marky e Patife a Londres que o drum’n’bass ganhou respeito e fôlego suficientes para assoprar a brasa de outros gêneros da música eletrônica feita no Brasil. Foi graças à cara-de-pau dos dois – e de geniozinhos da produção musical como Xerxes de Oliveira – que o Brasil é hoje parte importante do mapa-múndi da dance music.” Passagem do livro: “Todo DJ Já Sambou, Claudia Assef, 2ª edição, atualizada. Conrad Editora do Brasil, 2003.

O que torna um clássico, um clássico? Para o campo musical eu diria que a produção deva ser lembrada (e tocada) diversas vezes ao longo dos anos sem perder o seu brilho. Marky, Patife, Xerxes, Drumagick e tantos outros produtores de drum and bass from Brazil são peças importantíssimas de um universo que é construído de forma ininterrupta no Brasil e no mundo. Estes personagens produziram masterpieces que ecoam no universo da dance music até os dias atuais. A convite do Alataj, preparei uma lista com 5 clássicos que você não pode deixar de ouvir:

DJ Marky e XRS – LK feat. Stamina MC

Se você é apaixonado por drum and bass, provavelmente já ouviu a masterpiece LK. Lançada em 2002, a música possui todos os elementos necessários para te fazer lembrar da “Era Ouro” do drum and bass brasileiro: violão, batida acelerada, as rimas do MC Stamina e um trecho da música de Jorge Ben e Toquinho, Carolina Bela, ecoando ao longo dos 5’ e 45” de faixa. 

+++ Falamos com o ícone do DnB brasileiro: DJ Marky!

DJ Marky, DJ Patife, Fernanda Porto – Só Tinha Que Ser Com Você

É impossível falar de LK sem mencionar a produção de DJ Marky, DJ Patife e Fernanda Porto, Só Tinha Que Ser Com Você. Outra masterpiece do drum and bass nacional, a faixa possui diversos elementos da música brasileira, que não concentra apenas na voz da “embaixadora” do nosso dnb, Fernanda Porto, mas no violão e outros instrumentos da música genuinamente brasileira.

Drumagick – Easy Boom

Esta lista não poderia deixar de fora a obra de arte produzida pelos irmãos Junior Deep e Guilherme Lopes. A voz marcante de Jorge Ben Jor dá cor aos 5” e 42’’ de drum and bass “de raiz”. “Take easy my brother Charlie, take easy meu irmão de cor” é uma frase que foi cantada em coro por diversos fãs de drum and bass no Brasil. 

+++ Soul Beats | 25 anos de Drumagick: um projeto de drum and bass desenvolvido em família

XRS – The Secrets Of The Floating Island

Considerado como um professor por muitos produtores brasileiros de dance music, Xerxes é outro personagem chave do cenário de drum and bass. The Secrets Of The Floating Island pode ser considerada como uma obra de arte que concentra inúmeros elementos da bossa nova. Majoritariamente instrumental, a faixa foi lançada pela V Recordings, uma gravadora importantíssima para a difusão do drum and bass made in Brazil

S.P.Y. – Favela

Do Brasil para o mundo, S.P.Y é um artista brasileiro de drum and bass que todo apaixonado por batidas quebradas e aceleradas deveria ouvir. Favela é uma faixa instrumental com elementos modernos do dnb: potente, obscura e dançante, a produção já foi tocada (e ainda é) por diversos artistas em rádios e festivais. 

+++ Continue navegando pela história do DnB com Goldie!

A música conecta.


Equipe de reação do portal Alataj, focada em levar conteúdo cultural ao público antenado na música eletrônica.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS