READING

Soul Beats | Marky comemora aniversário e convida ...

Soul Beats | Marky comemora aniversário e convida Calibre (UK) para a próxima edição do Marky and Friends

Por Lucas Portilho de Faria Cunha
Fotos por Leandro Godoi

“Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves”, já dizia Milton Nascimento na abertura da música Canção Da América. Mas, e se trocarmos as “sete-chaves” por um par de toca discos e/ou CDJs? É através desta metáfora que podemos descrever o que é, e o que transmite, a festa DJ Marky and Friends. Organizado (atualmente) pela agência Plusnetwork e encabeçado por um dos deejays de drum and bass mais reconhecidos e respeitados dentro e fora do Brasil, pode-se dizer que o evento é um exercício de renovação de amizades que foram construídas ao longo do caminho profissional e pessoal percorrido por Marky.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

Com passagem em diversas casas e festivais, dentre elas: Skol Beats, Tomorrowland Brasil, Audio Club e Cine Joia, a festa já possui mais de uma década de existência. Artistas renomados do cenário internacional de drum and bass como: Makoto (Japão), Lenzman (Holanda), DJ Hype (Reino Unido), Stamina MC (Reino Unido) e One87 (Bélgica) são exemplos de profissionais que dividiram o palco com o brasileiro ao longo das edições.

Autodeclarado como um aficionado por discos, Marco Antônio Marky pode ser visto como uma verdadeira audioteca ambulante. Do jazz ao funk, do jungle ao house, o natural de São Paulo possui uma vastíssima coleção de bolachas. Com 20 anos de dedicação à música, DJ Marky já tocou em casas e festivais por todo o globo; é dono da gravadora especializada em drum and bass, Innerground; e assina uma das festas itinerantes mais respeitadas do país.

Através da captura das lentes do fotógrafo Leandro Godoi, pode-se observar que a festa é uma verdadeira celebração ao drum and bass. O profissional, inclusive, destaca que “o público do DNB é o mais apaixonado e intenso. O Marky, como o maior representante do drum and bass no nosso país e referência internacional, acaba sendo responsável por agregar tudo que essa galera mais gosta: música eletrônica de qualidade, vibe sempre positiva, velhos amigos reunidos e performances memoráveis”, enumera.

A imagem pode conter: 15 pessoas, multidão

Marcada para o dia 14 de Junho, no Audio Club (SP), a próxima edição da festa será uma data especial tanto para Marky, quanto para o público: primeiro pelo fato do evento estar sendo organizado para comemorar o aniversário de Marky; segundo que, depois anos sem se apresentar ao Brasil, Calibre (Signature Records) estará presente tocando os seus maiores sucessos e as músicas que compõem o último álbum lançado, The Deep. “Sempre inovador e eletrizante, Calibre bota fogo na pista, literalmente. Com sets de puro liquid, ele leva os junglists à loucura. Esse evento entrará para a história do Drum and Bass no Brasil e com certeza estarei lá para prestigiar”, afirma a jornalista Debby Mian.

Por falar em fãs, Godoi aponta que o público do drum and bass bass não tem crise. Se reúnem na intenção de dançar e se divertir a qualquer custo. Rodeado por um clima saudável e leve, o fotógrafo observa que durante o evento tanto ele quanto o público se divertem juntos: conversas bacanas e risadas são exemplos de situações que o paulista vive ao longo da cobertura do evento. Especificamente sobre os desafios de cobrir um evento de drum and bass, o profissional considera que é necessário se policiar para não repetir fórmulas que já utilizou em outras coberturas: “sempre procurei contar uma história diferente a cada edição. É claro que mantenho meu estilo de foto, mas sempre com uma pegada diferente”, admite.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Provando a força que o evento possui no cenário paulista de drum and bass, Debby, que passeou por diversos gêneros da música eletrônica até chegar no jungle, observa que as festas organizadas pelo DJ Marky sempre impactaram o cenário e tiveram ótimas representações artísticas. Godoi concorda e complementa “a cada edição da festa, convidados de peso à frente da pick-ups e muito suor na pista. Ninguém está ali está de brincadeira, nem os DJs, nem o público: é uma troca muito sincera de energia. Ao final da noite, a felicidade fica nítida no rosto de cada um dos presentes. Inclusive no meu também, já que sei na hora de editar o material virá coisa boa”, expõe.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo

Além da oportunidade de presenciar viradas incríveis, artistas internacionais e uma atmosfera sem igual, a festa Marky and Friends é um evento gerador e agregador de boas memórias. Debby conta que, ao longo das edições, teve a oportunidade de conhecer diversos artistas de drum and bass, dentre eles, inclusive, o próprio Calibre. Já Godoi, afirma possuir uma memória bem específica: “estar presente com o Marcão na cobertura fotográfica da tenda Marky & Friends no primeiro Tomorrowland Brasil. Momento histórico para o drum and bass nacional”, ratifica.  Independente de qual lado você esteja da pista, de trás dos toca discos/CDJs ou de frente para as e os maestros, Marky and Friends é um convite para a celebração de uma única língua: o drum and bass.

A música conecta as pessoas!


Equipe de reação do portal Alataj, focada em levar conteúdo cultural ao público antenado na música eletrônica.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS