Skip to content
A música conecta

Soul Beats | Roni Size: um protagonista na história do dnb

Por Laura Marcon em Soul Beats 13.03.2020

Não importa a época ou fase percorrida dentro da cultura eletrônica, seja nas primeiras festas nos clubs de Bristol (Inglaterra), no início da disseminação do jungle e drum’n bass do Reino Unido ou até mesmo no avanço da tecnologia que trouxe novas possibilidades de criação e apresentação da música em arenas e festivais, Roni Size se mantém firme em seu propósito de construir algo completamente inovador e que mantenha, acima de tudo, sua personalidade, o que o torna um dos mais respeitados artistas do gênero em toda a história.

Tudo começou quando, acredite, Size foi expulso do colégio no final dos anos 80 e o tempo livre o encaminhou ao mundo da produção de house e reggae. Naquela época, ele conheceu DJ Krust, Suv e DJ Die e dessa união nasceu o que é o maior projeto da vida de Roni: a gravadora Full Cycle. Fundada inicialmente para lançar faixas dos 4 artistas, a Full Cycle foi responsável por impulsionar o drum’n bass no início dos anos 90 e hoje se divide em um grupo de subselos, além da série de coletâneas mundialmente famosa dentro do estilo, a Music Box.

À medida que a gravadora ia se desenvolvendo, Roni Size também ia amadurecendo suas habilidades como DJ e produtor, criando uma mistura sutil de jazz, soul, hip-hop, influências de sua raiz jamaicana, tudo isso ao som das batidas do drum’n bass. Mas tudo mudou no início dos anos 90 com o lançamento de seu primeiro álbum New Forms, que alcançou o top 10 das paradas do Reino Unido além de vencer o prêmio Mercury Prize, prêmio anual de música concedido ao melhor álbum do Reino Unido e Irlanda. Size conquistou um grau de popularidade maior do que qualquer outro produtor de drum’n bass na história.

Por vários anos, Roni e seu time da Full Cycle estiveram no topo do mundo da música, fazendo sucesso como produtores, lançando faixas nas melhores gravadoras de drum’n bass, como artista solo e também através do projeto criado com Krust e Die chamado Wings. Ele também passou a atender por outros codinomes como Firefox e Mask. Com a agenda lotada entre clubs, shows em arenas, passagem pelos festivais do mundo e rádios por uma década, o artista também resguardou momentos para si dando uma pausa em sua carreira no início dos anos 2000. 

Seu retorno veio aos poucos com novas e também elogiadas produções, mas o que o ativou novamente no cenário foi a apresentação de seu show em formato live combinando instrumentos analógicos, tecnologia de ponta e mapeamento de projeção com efeitos 3D em comemoração aos 20 anos do álbum New Forms, que ganhou uma nova versão, com novas faixas, remixes, edições. O lançamento ganhou enorme apoio da mídia consolidando o artista como um dos maiores do estilo e do mundo.

Mesmo com o passar do tempo, a música de Roni Size ainda ronda as programações das rádios do Reino Unido, principalmente com suas colaborações com artistas de hip-hop e seu último lançamento mais aclamado com o cantor britânico Rag’n’Bone Man em 2019, música considerada hit de verão e que se manteve nas paradas por muitos meses. Também no ano passado, Size participou da curadoria musical de desfiles de moda além de continuar sendo procurado pelos melhores clubs e festivais ao redor do mundo, mostrando que ainda se ouvirá falar, e muito, sobre ele no cenário eletrônico. 

A música conecta.

+++ Soul Beats | A consistência de Sub Focus no cenário dnb nos diz muito sobre o real sucesso

+++ Soul Beats | Os 5 maiores clássicos do drum and bass “made in Brazil”

+++ Soul Beats | Goldie e as raízes que formam o drum and bass

A MÚSICA CONECTA 2012 2024