Special Series | Gerd Janson

Por Rodrigo Airaf

Na cidade de Darmstadt, nos arredores da capital alemã dos negócios e da tecnologia, Frankfurt, Gerd Janson revela desde os anos 90 seu apreço pelos sons classudos — tanto com novidades quanto com verdadeiros clássicos — trabalhando no público o verdadeiro feeling da house music e da disco music. Apesar disso, sua paixão pela dance music começou com uma cassete de um set do Sven Väth, que rapidamente culminou em sua volta ao mundo para ver artistas diversos, como Masters at Work, Moodymann e Robert Hood, e a ser frequentador assíduo de clubs como o Milk, em Mannheim.

A experiência e dedicação singulares de Gerd Janson quando o assunto é musica eletrônica o levaram a ser aquele que viaja para ser visto, em passagens pelos quatro continentes. Aclamado na Austrália, em Israel, no Japão, em Singapore e, claro, no Brasil, para onde retorna nesta sexta, em noite especial do club Caos, em Campinas, em conjunto com a Gop Tun e, mais tarde no fim de semana, no Warung Day Festival. Janson vem deixando de ser um segredo do underground alemão para ser um dos líderes do cenário, embora sua modéstia e simplicidade não deixem transparecer.

Exímio pesquisador, Janson também pode ampliar imprevisivelmente seu escopo musical durante seus sets. UK funky, synth pop, industrial são vertentes que podem aparecer em seu case. Sua versatilidade, ele diz, foi muito influenciada pelo seu frequente parceiro DJ Thomas Hammann, com quem compartilha uma residência no famoso club Robert Johnson desde os anos 2000. Já como curadores, os dois levaram para lá nomes como Theo Parrish, Kenny Dixon Jr. e Maurice Fulton. O Robert Johnson é hoje um dos principais clubs do mundo.


Alguns lançamentos da Running Back Records. Foto: Stamp The Wax

Entusiasta de tudo o que é bom de se ouvir, Gerd Janson é também um jornalista consolidado da Groove Magazine e da Spex, faz parte da equipe da Red Bull Music Academy e é dono de uma loja de discos em sua cidade natal. A cereja do bolo é sua atuação pilotando o incrível selo Running Back, unindo o cult aos beats e curando lançamentos de nomes como Radio Slave, Henrik Schwarz, Cosmin TRG, Telephones, Todd Terje e Matthew Styles.

Bem vindo de volta, Gerd!

Saiba mais sobre a apresentação de Gerd Janson em Campinas.

A música conecta.


Equipe de reação do portal Alataj, focada em levar conteúdo cultural ao público antenado na música eletrônica.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS