Skip to content
A música conecta

Special Series | Paul Johnson

Por Laura Marcon em Special Series 03.02.2020

Como explicar a grandiosidade e importância de Paul Johnson para a história da música eletrônica no mundo? Talvez você compreenda um pouco sabendo que Daft Punk o colocou no topo de uma lista de seus professores musicais na faixa Teachers, que integra o álbum Homework da dupla francesa. Ou talvez sabendo que ele lançou mais de 400 EPs em toda a sua carreira, vendendo mais de 3 milhões de cópias do seu maior sucesso. Ou talvez você entenda apenas ouvindo esta música:

https://www.youtube.com/watch?v=cnT75uO1tNY

Deu pra ter uma ideia, não? Paul Johnson é sem dúvida alguma personagem obrigatório para conhecer, pesquisar e ainda se inspirar não apenas por possuir um currículo musical extenso e impressionante. 

Nascido e crescido em Chicago, o berço da House Music, Paul Leighton Johnson tinha apenas 13 anos quando foi a sua primeira festa e viu um DJ mixando músicas. O interesse pela discotecagem despertou instantaneamente e logo em seguida ele já estava aprendendo a manusear toca-discos com seu primo, quem lhe ensinou o básico e suficiente para ele se destacar e já ser requisitado pelos colegas de classe.

Sim, Paul Johnson já dava uma aula de música aos amigos no ensino médio e promoveu a primeira festa na sua formatura da 8ª série. Naquela época, ele tocava sons diversos, freestyle, hip-hop, house… ia crescendo e ganhando popularidade continuamente por apresentar um conjunto musical enérgico e de muito bom gosto.

Apesar do sucesso como DJ, Paul tinha o desejo de se juntar ao exército, o que interromperia completamente suas atividades musicais. Foi quando, em 1987, ele sofreu um acidente e levou um tiro no ombro, que acabou por imobilizar sua perna direita, sendo amputada posteriormente. A cadeira de rodas não foi um impeditivo para ele e justamente o ocorrido foi responsável por abrir os olhos do artista quanto a sua carreira, envolvendo-se cada vez mais profundamente com a música. Muitos anos depois a vida testaria seus limites mais uma vez.

Em 1990 Paul Johnson já lançava seu primeiro disco, intitulado Overload, que dava início a uma série avassaladora de produções prestigiadas pelas gravadoras mais respeitadas do mercado como Trax Records, Dance Mania e Relief Records. Mas foi em 1998 que ele daria um salto gigantesco lançando um dos maiores clássicos da House Music de todos os tempos. Get Get Down foi um sucesso mundial que vendeu mais de 3 milhões de cópias em todo o mundo. A faixa também foi licenciada para mais de 100 compilações de CDs de dance music e ainda ganhou um lugar no Guinness Book of World Records, pela palavra mais dita em uma música.

Ao longo de sua carreira, Paul Johnson realizou colaborações de peso com Destiny’s Child, Jon B, DJ Skip, Ce Ce Peniston, Daft Punk, DJ Sneak, Stacy Kidd, Green Velvet, Ron Trent, entre outras parcerias que transformaram-no em uma máquina de fazer sucesso e referência absoluta dentro do mercado da música e nas pistas de dança de todo o mundo.

Mais do que um artista para se inspirar, Paul também tornou-se um grande exemplo de superação e persistência. Em 2010 ele se envolveu em um acidente de carro que, dessa vez, acarretou na amputação de sua outra perna, a esquerda. A ausência delas, porém, não parou o artista, que continua atuando como DJ, produtor e sendo fonte de inspiração aos maiores nomes da música eletrônica mundial.

Paul Johnson é uma lenda viva. Responsável por músicas atemporais, performances eletrizantes e um compromisso inabalável com a excelência no trabalho e à House Music. À ele é merecido o respeito de fãs e colegas pelo legado musical que construiu ao longo de 36 anos de carreira. Como ele mesmo diz: House music, da minha mente, ao meu coração, através das minhas mãos. A mensagem é universal.”

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024