Skip to content
A música conecta

Spice & Music | De carona com Cortez pelo outono japonês

Quase 20 mil quilômetros separam nossa terra do Japão, país localizado no Oceano Pacífico que possui uma rica diversidade cultural, palácios imperiais, santuários, templos e, claro, uma gastronomia bastante típica, dominada pelo arroz branco (hakumai) e também pelo macarrão, tradicionais nos tipos sobá e udon, este último tema do primeiro episódio Spice & Music de 2020 através do nosso convidado Adriano Cortez.

DJ há mais de 15 anos, ele resolveu sair de sua zona de conforto e buscar no país nipônico uma oportunidade para difundir e consolidar seu talento trazido do Brasil. Mudou-se para lá em março de 2019 e hoje divide sua rotina artística com um trabalho full-time, buscando aperfeiçoar também seu lado como produtor musical. Sua identidade é guiada principalmente pelo House/Tech house, trazendo referências que vão da MPB a Bossa Nova, do Rock nacional ao R&B.

A nosso convite, o DJ e produtor brasileiro baseado no Japão compartilhou sua experiência gastronômica no Korankei Momiji Matsuri; achou o nome estranho? Ele conta e explica em detalhes o que é a seguir:

Com a palavra, Cortez:

Uma das épocas do ano mais encantadoras no Japão é o Outono, com suas paisagens repletas de cores que mesclam o vermelho, amarelo e o verde, sem contar o toque das típicas folhas da estação. Eu e minha esposa aproveitamos para conhecer um dos festivais mais famosos da província de Aichi-ken, no parque Korankei (香嵐渓, Kōrankei) em Toyota-shi, é sem dúvidas um dos melhores lugares para apreciar esse espetáculo da natureza.

Korankei. Foto: Thegate12

O Korankei Momiji Matsuri, ou “festival de observação das folhas de outono”, acontece no pé do Monte Limori em um vilarejo chamado Sanshu Asuke Yashiki, da época do Japão feudal. Ele é realizado sempre em novembro, que é o melhor mês para ver as folhas coloridas e apreciar as mais de 4.000 árvores plantadas no local.

Uma das experiências mais incríveis foi conhecer a forma de preparo do Udon, é um tipo de macarrão grosso feito de farinha de trigo, popular na culinária japonesa. O prato é uma sopa de legumes a base de dashi, shoyu e mirin. Todos os ingredientes são feitos na sua frente e um dos pontos altos é a forma que o macarrão é cortado e colocado no tacho de ferro, um recipiente enorme onde a sopa é preparada.

Udon com legumes

Os chefes ficam ao redor do tacho cada um com uma generosa massa nos braços. Com uma espécie de faca grande e rústica eles cortam partes da massa e saem em formato de macarrão e que caem direto no tacho fervendo, rapidamente o macarrão cozinha e é servido pelas mulheres que ficam do outro lado do grande tacho.

Foi uma delícia saborear o prato ao som de músicas típicas do Japão, ainda mais naquela atmosfera de filmes que serviu de cenário para Diário de uma Geisha e O Clã das Adagas Voadoras. De fato é um local de paz, repleto de cultura, belezas naturais e muita história! Foi um prazer compartilhar essa experiência com vocês.

A música conecta.

+++ A experiência de Boghosian no La Nave de Sake em Barcelona

+++ As aventuras de Eli Iwasa pela culinária do norte do Brasil

A MÚSICA CONECTA 2012 2024