Skip to content
A música conecta

Quando O DJ Marky fala, nós paramos tudo para ouví-lo

Por Alan Medeiros em Troally 17.02.2016

A soma poderosa de trabalho sério e muito amor pela profissão levou Marco Antonio da Silva ao patamar de ídolo na Inglaterra, país referência mundial na cena drum’n’bass. Mas a história desse brasileiro apaixonado pela dance music vai muito além de seu reconhecimento longe das terras verde e amarelas. De diferentes formas e em diferentes lugares, Marky fez e ainda faz muito pela música eletrônica nacional, seja contribuindo com seus sets memoráveis ou atuando sob o papel de personalidade, que carrega grande responsabilidade em suas ações e corresponde sempre a altura da mesma.

No final dos anos 90, Marky ganhou um concurso de DJs produzido pela Sound Factory. Foi nessa mesma década que ele conquistou aos poucos a cena da capital paulista, que vivia um período de grande efervescência cultural na época. Os primeiros passos da consolidação de sua carreira vieram com as pesquisas a na UP Dance Music (famosa loja de discos da época) e com as residências nos emblemáticos clubs Sound Factory e Toco Dance.

Sua técnica e performance profissional não demoraram muito para chamar a atenção de outros artistas. No final do século passado Marky foi descoberto por Bryan Gee – figura fundamental para a consolidação da carreira internacional do brasileiro. De 1997 em diante, Marco começou a aprofundar seu trabalho na terra da Rainha. Dois anos depois foi premiado como DJ Revelação do Ano pela crítica britânica. Hoje, já são quase 20 anos de shows e festas pelas principais cidades da Inglaterra, Marky se tornou referência na pátria do d’n’b.

Suas label parties também marcaram época. Ele idealizou e comandou a Vibe, eternizando noites no Lov.e. Após divergências com a gerência, migrou para o Emuzik, para dar início aos trabalhos na Marky & Friends. Em 2006, assinou uma tenda histórica de drumn’n’bass no Skol Beats – com o nome de sua segunda festa. Entre idas e voltas, várias residências de sucesso e outras festas como Flavour e Influences, Marky se manteve sempre na ativa. Ano passado, por exemplo, assinou uma das tendas do Tomorrowland Brasil, com a label Marky & Friends – ele também já tocou em edições gringas do festival.

O estilo e a técnica de Marky representam um importante capítulo na história do drumn’n’bass. O brasileiro conseguiu alcançar posição de destaque em diferentes cenas e mercados, carregando consigo uma bagagem admirável de referências que vão desde o hip hop, passam pelo techno e aterrizam suavemente no samba – e no que a música genuinamente brasileira oferece de melhor.

Em seus mais de 20 anos de carreira, Marky conseguiu traduzir como poucos o real significado da função do DJ. E isso é colocado a prova em sets como o Influences no Boiler Room Brasil – gravado na cozinha de sua casa – ou no Alter Ego, gravado no estúdio da Mixmag em Londres – nesta ocasião Marky tocou um repertório impecável de house music.

Inglaterra, Austrália e Japão. Marco Antonio da Silva é um trabalhador brasileiro que desconhece fronteiras. Por estar permanentemente a frente de seu tempo, é dono de uma arte considerada revolucionária e cheia de classe, que encantou públicos e plateias diversificadas. Com as palavras, Marky ganhou respeito por sua sinceridade e por não concordar com alguns dos movimentos de massa da dance music, que pouco ou nada condizem com a sua filosofia de trabalho.

Uma de suas últimas conquistas profissionais foi o lançamento do álbum My Heroes, em 2015. Composto por 16 faixas com traços de drum’n’bass e house, o trabalho foi sucesso de crítica e revelou ao mundo da dance music faixas poderosas, como “Silly”, que inclusive possui um clip com ares de super produção.

No fim do ano passado, Marky tocou para uma pista empolgadíssima em Salto. A energia do interior paulista chegou a emocionar o DJ, que se rendeu a uma plateia completamente apaixonada por sua história e trabalho. Por obra do destino, nossa equipe estava por lá e conversou com Marky. O resultado é pra lá de interessante e mostra um artista maduro, que sabe de onde veio e aonde pretende chegar. Confira abaixo!

Música de verdade por gente que faz a dferença!

A MÚSICA CONECTA 2012 2024