Skip to content
A música conecta

MASP possui exposição com desenhos produzidos por internos do Juquery

TAGS:
Por Alan Medeiros em Troally 20.09.2015

Desde Junho, o MASP (Museu de arte de São Paulo) está com uma exposição que possui desenhos produzidor por internos do Hospital Psiquiátrico do Juquery. As obras são parte da coleção de Dr. Osório César, fundador e diretor da Escola Livre de Artes Plásicas que funcionou no hospital entre as décadas de 50 e 70.

O psiquiatra foi um dos pioneiros do Brasil a utilizar a arte como recurso terapêutico. Durante a sua carreira, ele sempre acreditou no potencial artístico dos internos. Dr. Osório promoveu diversas exposições com desenhos e pinturas criados no Juquery. Em 74 ele doou sua coleção ao MASP, afim de salvaguardá-la como um acervo e não apenas arquivá-la como parte de seus estudos.

O título da exposição é uma alusão direta ao livro “Histórias da Loucura” do filósofo francês Michel Foucault. Ele fala sobre a noção de locura na história do Ocidente. Os desenhos do Juquery são um start em um projeto ainda maior do MASP, denominado Histórias da Loucura, que em breve trará mais exposições.

“Histórias da loucura: desenhos do Juquery” é um importante olhar sobre esses autores que criaram um rico acervo na condição de artistas.

Serviço

Horários: Terça a domingo: 10h às 18h (bilheteria aberta até às 17h30); Quinta-feira: 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

Ingressos: R$25,00 (entrada); R$12,00 (meia-entrada)

A MÚSICA CONECTA 2012 2024