Skip to content
A música conecta

Por que ToFu em Floripa representa algo mais importante do que nós pensamos?

Por Alan Medeiros em Troally 17.01.2017

Ano passado a MINIM nasceu sem muito alarde nas redes sociais e logo de cara anunciou o icônico DJ japonês Pi-Ge para sua festa de abertura. O trabalho, idealizado e produzido por Ale Reis, Renee e Doriva Rozek tende a se consolidar como o percursor de um novo movimento que acontece na capital catarinense. Além das grandes atrações do próximo evento, é necessário olharmos o momento que isso acontece de forma contextualizada.

Para não fugirmos muito do título dessa matéria, vamos falar um pouco sobre a importância desse evento para a cena como um todo. Thomas Melchior e Fumiya Tanaka são artistas reconhecidos mundialmente como formadores de opinião. Seus trabalhos vão além do DJing e da produção musical – aonde ambos são excelentes profissionais. Aqui estamos falando de dois nomes que realmente compreendem e trabalham com a música como uma forma de expressão artística e cultural. Essa filosofia é muitas vezes o que falta para algumas cenas promissoras darem o próximo passo.

A chegada dos dois juntos na cidade, acontece em um momento perfeito para culminar a efervescência cultural que a região vive. Floripa atualmente hospeda grandes DJs, festas de caráter underground promissor e um grande club, com calendário anual regular repleto de boas atrações. A MINIM e especialmente a chegada da dupla ToFu, são a prova que não há nem de longe acomodação no cenário que forma o mercado na cidade. Artistas, profissionais e público demonstram estar em caráter de plena evolução, com olhos e ouvidos bem abertos a tudo aquilo que é novo, ou no caso dos headliners da próxima quinta, referência internacional.

Há um ambiente propício para esse tipo de experimentação e a MINIM surge – logo em Janeiro – como aspirante a protagonista num processo de renovação da cena eletrônica e artística catarinense. O Malam, club escolhido para ser casa da MINIM nesses primeiros eventos, também é parte importante dessa investida. Apesar de se tratar de uma casa open format, reúne boa estrutura de som e iluminação em um dos cartões postais da cidade, a Lagoa da Conceição. Somando esses fatores fica fácil entender por que a experiência musical e artística que está sendo proposta na próxima quinta é tão importante. Floripa começa o ano com a oportunidade de ter dois artistas internacionais de ponta e um evento com preço acessível e no coração da cidade. A evolução que tanto batemos na tecla está aí, para todos verem, cabe a nós aproveitarmos e apoiarmos esse momento.

Música de verdade, por gente que faz a diferença!

A imagem pode conter: 2 pessoas

A MÚSICA CONECTA 2012 2024