Skip to content
A música conecta

Um templo chamado Petre Inspirescu

Por Doriva Rozek em Troally 13.12.2016

Por trás de uma ideia, sempre existe algo a mais. Foi por causa do projeto arpiar que comecei a escrever. Em 2013 soava muito esquisito, abstrato demais para as pistas aqui, mas por incrível que pareça, hoje não mais. Por volta de novembro, toda a programação de verão do Warung Beach Club sai de uma vez só, para a minha grata surpresa, Petre Inspirescu escalado dia 7 de Janeiro. Eu tive a oportunidade de tocar com ele e vê-lo pela primeira vez em janeiro deste ano, no Terraza aqui em Floripa, muita gente acha um exagero o que eu sempre repito, mas o Pedro é exatamente a forma de um DJ que eu mais admiro, tanto quanto técnica, repertório e presença, ele é meu DJ romeno favorito.

Muita gente provavelmente não conhece ele, e é pra essas pessoas que eu vou escrever hoje.

Pedro é uma das principais figuras da efervescente cena de música eletrônica da Romênia. Foi residente do clube DC-10 em Ibiza, lugar que praticamente levou seu case para o restante da Europa. Em 2007, ele se apresentou no Warung, muitos não devem lembrar, mas sua estréia no clube foi a exato 10 anos atrás, o que torna seu retorno ainda mais especial.

Ainda em 2007, ele e seus dois companheiros Raresh e Rhadoo, fundaram o [a.rpia.r] selo que eles poderiam lançar as suas faixas e de seus amigos, sempre com a mesma sutileza, da melhor forma que é conhecido o house e techno Romeno (Arpiar é a forma fonética em inglês de RPR – Raresh, Petre, Rhadoo).

Pedro coleciona alguns lançamentos expressivos, como o Fabric Series, mix totalmente autoral que saiu em 2013 com toques sutis de música clássica, canto lírico, violoncelo e piano.

É inegável sua paixão pelo experimentalismo, tanto nas referências desse Fabric 68, quanto no LP duplo lançado pela Mule Music em 2014, chamado Vin Ploile. Todo o LP é no tom mais espacial, pitadas do eletrônico analógico, piano e instrumentos de corda.

Além de releases mais antigos, como o duplo Tips lançado em 2007 pelo selo de Luciano, Cadenza Records.

Além de seus próprios releases pela [a.rpia.r]

Como um dos principais DJs do seu país, é presença constante no que podemos considerar o maior festival desse gênero no mundo, o Sunwaves Festival.

Neste ano, na 19 edição do festival em Abril, ele tocou por nada menos que 20 horas.

E o que podemos esperar dele no Warung? Esses artistas são mutáveis, tem uma leitura de pista inacreditável, eu espero a primeira hora, uma levada mais mental, conduzindo para um set mais drive ao amanhecer. Ele têm muita paciência para tocar várias horas e construir e desconstruir o próprio set, não esperem brakes longos e voltas rápidas, ele é muito mais que um DJ de minimal, eles tem pérolas lindas de house, que as vezes só por elas já valem o ingresso. Pedro vai conduzir a noite como um maestro conduz a sua orquestra.

Esse é o mais legal talvez de ver artistas desse porte, tudo é levado muito a sério. Você que não conhece ele, bem possível que não vá conhecer nenhuma música que ele tocar dia 07, mas é aí que está toda a graça do negócio, a experiência está no que ele vai oferecer, tanto na atmosfera que ele cria quanto na qualidade das mixagens. Não fiquem presos ao que vocês esperam ouvir, apenas estejam prontos para isso. É realmente difícil se aprofundar mais falando em palavras, porque vou estar me baseando somente nas experiências que eu tive com a música dele, mas podem ter certeza que estarei com todos na pista.

RA In Residence at Warung Beach Club

Garden

Petre Inspirescu
Gromma
Ale Reis

 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024