Skip to content
A música conecta

Vitrola | Especial de Carnaval

Por Laura Marcon em Vitrola 21.02.2020

Ah o carnaval! O feriado mais famoso e aguardado do Brasil tem seu início amanhã e, como de costume, a festa já começou há alguns finais de semana em algumas capitais, que não economizam nas festas e nos bloquinhos com todos os estilos musicais que você possa imaginar. Mas esta comemoração não começou desta forma e não nasceu do Brasil, você sabia?

O carnaval foi uma cultura trazida dos portugueses em meados do século XV e XVI e sua comemoração sequer acontecia embalada por músicas, mas sim por brincadeiras, umas até um tanto quanto ofensivas. Foi quando a população passou a reivindicar tal prática ao ponto do governo determinar sua proibição. Com isso, iniciou-se uma nova forma de festejar o carnaval, e foi aí que o aspecto musical surgiu na nossa história, mas isso aconteceu apenas no finalzinho do século XIX.

Considera-se “Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga a primeira composição vinculada ao carnaval no Brasil, criada em 1899, e a partir de então não pararam de surgir novas canções neste mesmo estilo, especialmente por remeter a cultura africana que tanto vivenciavam na época e foi grande influenciadora das comemorações regadas à música. As primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro surgiram e, para fomentar e instaurar a nova cultura, o governo passou a apoiar e financiar estes movimentos musicais, ou pelo menos parte deles. Bom… o resto dessa história você já sabe né? Ao mesmo tempo, outras regiões do Brasil foram adotando suas maneiras de festar, com expressões artísticas distintas, simbologias diferentes e, é claro, com estilos de som variados como o carnaval de Salvador, de Olinda, Recife, Ouro Preto, Paraty, Parintins e seu lindo festival folclórico, para citar alguns.

+++ Vitrola review: Chico Buarque – Construção

+++ Vitrola review: Os Tincoãs ‎– Os Tincoãs

E música é realmente o ponto forte do carnaval. Seja axé, samba, pagode, funk, sambas enredos, entre outros estilos, o Brasil respira música por toda parte. O crescimento da cultura dos bloquinhos tornaram essa forma de manifestação ainda mais diversificada e cheia de propósitos, muitas vezes levantando bandeiras importante e necessárias, assumindo posições políticas, atuando contra o preconceito, machismo, homofobia e tratando de tantos outros temas relevantes para a nossa sociedade como respeito à mulher, respeito à liberdade, etc. 

Sobre a música, bom, basta acompanhar a programação dos blocos do eixo Rio-São Paulo, por exemplo, para se ter ideia de que a comemoração acontece para todos os gostos! Seja um bloco tocando marchinhas tradicionais, música pop, mpb e até músicas de rock em ritmo de samba ou até mesmo uma banda de techno. Sim, é isso que você leu. E olha… quem experimenta fica realmente impressionado com a qualidade e a energia que entregam em suas apresentações.

E é óbvio que a música eletrônica também não ficaria de fora dessa grande celebração. Há duas décadas o estilo de som foi crescendo exponencialmente e se tornando cada vez mais consistente, principalmente no Sul do país, onde estão localizados os grandes clubs e o cenário acontece de forma mais efervescente. O feriado já está no calendário mundial do mercado e recebe artistas relevantes a nível global nas festas, que ficam realmente lotadas de “foliões” querendo cair na pista de dança.

Há quem torça o nariz para a combinação música eletrônica + carnaval, mas a verdade é que num país com a miscelânea de cultura que vivemos, tem espaço para todos os tipos de música e celebrações. O que importa mesmo é vestir seu melhor sorriso e aproveitar sempre com muita responsabilidade, respeito ao próximo e consciência dos seus limites, no mais, é só curtição! 

Para dar uma esquentada nesse feriado que a gente tanto gosta, preparamos uma playlist daquelas pra você já ir entrando no clima de festa. Aprecie sem moderação e um excelente carnaval a todos nós!

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024