Skip to content
A música conecta

Vitrola | Expresso 2222

Por Manoel Cirilo em Vitrola 30.08.2019

A MPB é um dos principais patrimônios culturais do Brasil não apenas por dar voz aos artistas nacionais e trazer pra dentro do nosso país a atenção musical que antes de seu surgimento era bastante voltada ao mercado internacional. Sua maior contribuição foi, na verdade, política e permitiu que um grito de resistência fosse ecoado pelas vozes de nomes como Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil em um dos períodos mais delicados da nossa história.

O álbum mais importante da carreira de Gilberto Gil, Expresso 2222, é também um dos mais potentes desse movimento e permitiu a consolidação definitiva de seu nome dentro da indústria musical brasileira. O LP formado por nove faixas, divididas entre composições originais e regravações, foi lançado em meados de 1972 e revelou uma nova fase da musicalidade de Gil, que depois do disco passou a ficar ainda mais complexa e rica.

O Brasil vivia o auge da ditadura militar durante o início dos anos 70 e o lançamento de Expresso 2222 marca o retorno de Gil de seu exílio em Londres, iniciado do final da década de 60. O artista divulgou a obra cerca de seis meses depois de ter chegado de volta ao país natal a utiliza como forma de anunciar que seu ativismo não tinha acabado, nem seria silenciado.

Ao lado dele no álbum aparecem seus parceiros dos tempos de Tropicália, Caetano Veloso e Gal Costa que cantam junto com eles as faixas Sai do Sereno e Cada Macaco no seu Galho. Faixas tradicionais da música brasileira como Chiclete com Banana e Canto da Ema ganham arranjos mais modernos e combinam sonoridades típicas brasileiras com o clássico rock que Gil havia experimentado direto da fonte durante seu tempo de exílio.

Nas faixas Back in Bahia e Expresso 2222, que dá nome ao álbum, Gilberto Gil deixa evidente a saudade que sentiu de sua terra por ter sido obrigado a deixá-la. Já em O Sonho Acabou, ele relembra os tempos de luta ao regime militar enquanto critica aqueles que preferiram se abster de confrontá-lo.

+++Os 45 anos do Clube da Esquina, projeto formado por  Milton Nascimento e Lô Borges

O álbum foi um sucesso de crítica e concedeu a Gil todo o reconhecimento como musicista que ele sustenta até hoje. Mesmo após mais de 40 anos de seu lançamento oficial, Expresso 2222 é constantemente relembrado e foi apontado pela revista Rolling Stone Brasil como um dos 100 maiores discos da música brasileira. Uma obra que marcou a história política e cultura do país, e que merece ser sempre relembrado. 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024