Mudei de Ideia é o disco de estreia da dupla Antônio Carlos e Jocafi, lançado pela RCA em 1971. Cantores e compositores, eles começaram a trabalhar juntos dois anos antes, em 1969 durante o Festival Internacional da Canção. O sucesso veio após algumas participações em festivais e o lançamento do primeiro disco, perdurando durante toda década de 70, período no qual eles entregaram outros 6 álbuns.

Rock psicodélico, samba-funk e MPB estão em foco neste disco, dono de alguns dos maiores sucessos da nossa cultura musical, como por exemplo Você Abusou, Quem Vem Lá e Kabaluerê – posteriormente sampleada por Marcelo D2. A riqueza musical do disco é justificada, entre outros fatores, pela originalidade da dupla nascida na Bahia e pela experiência previamente adquirida através de colaborações com artistas como Wilson Simonal, Rosinha de Valença, Trio Mocotó e Toquinho. A personalidade das faixas também chama atenção, visto que este foi o primeiro disco de Antônio Carlos e Jocafi. Ouça-o na íntegra:

Você Abusou (já citada no parágrafo anterior) se tornou um grande hit melancólico dos carnavais brasileiros e ganhou inúmeras versões de nomes como Jorge Aragão, Sambô, Diogo Nogueira, Toquinho e Demônios da Garoa. A faixa também rompeu as fronteiras brasileiras e fez grande sucesso na França, onde chegou a ser utilizada em um campanha política sem os devidos créditos a Antônio e José. A ação levou a dupla a entrar no tribunal contra o partido francês. Nem precisamos falar que essa era uma causa ganha, né?

Todas as músicas do disco foram compostas pela dupla, algumas com participações de nomes como Alberto Santos Pinheiro e Ildásio Tavares. O time de músicos que participou da gravação também merece destaque e inclui os arranjadores José Brimonte, Alexandre Barretp e Rogério Duprato. Lanny Gordin, famoso guitarrista brasileiro, e Rildo Hora (gaita) também participaram do processo criativo.

Além das reinterpretações que o disco recebeu ao longo das décadas que o sucederam, a inserção de algumas faixas em telenovelas contribuíram para longevidade de Mudei de Ideia. A parte gráfica do release também traz um capítulo a parte. Duas capas foram feitas, uma para o mercado nacional e outra para veiculação fora do país, provando de que o potencial de sucesso do disco no exterior era reconhecido pela RCA.

Resultado de imagem para antonio carlos e jocafi mudei de ideia

Mudei de ideia é um daqueles trabalhos que ficam pra sempre e abrem espaço para reinterpretações e releituras que acabam trazendo de volta as brilhantes ideias originais de 1971 ainda mais fresh. Nos sites e record shops onde o disco está disponível, seu alto valor de mercado justifica por quê estamos falando de um trabalho tão atemporal. A música conecta as pessoas!