Skip to content
A música conecta

O RnB sendo reconstruído pela dupla Abhi//Dijon

Por Castelan em Who? 09.11.2016

Uma qualidade inquestionável em qualquer música é o groove, mas o que é o tal groove? Basicamente é uma palavra da língua inglesa que a partir dos anos 30 ganhou a conotação de ritmo e swing, algo muito presente em estilos como o RnB e pulsante na música advinda de comunidades negras dos Estados Unidos. E influenciados por essas raízes surge o duo Abhi//Dijon, que de maneira ambiciosa vem ajudando a redefinir o conceito de groove no mundo pós-moderno.

O duo formado por Dijon Duenas e Abhi Raju é fruto de uma amizade de longa data que tem sua base na música. Abhi sempre teve bandas ao longo de sua vida colegial e Dijon há muito tempo produzia instrumentais, mas só em Junho de 2013 eles começaram a compor música juntos. Demos como a faixa “Horses” atraíram a atenção do público no SoundCloud. Mas, foi com os singles “Twelve” e “Let You Know” que a dupla deu um salto enorme e partir daí vieram lançamentos mais sólidos.

https://www.youtube.com/watch?v=YEyQifNGtQk

grooves de Abhi//Dijon vão ficando cada vez mais aparentes a cada música que se ouve e quase todas as faixas lançadas são de arrepiar. As letras falam sobre momentos de um relacionamento e os instrumentais são montagens cuidadosas que formam uma atmosfera por vezes reflexiva, por vezes dançante. Ao longo da discografia também é clara a evolução na sonoridade como um todo,.Nos primeiros lançamentos o som era mais silencioso e de forma geral mais leve. Porém, depois do álbum Stay Up e agora com o último EP Montana vem se formando músicas mais densas. O último lançamento começa com a dançante “Red Light”, passa pela marca registrada da dupla em “Ignore”, e as três últimas faixas desaceleram o ritmo de forma gradativa em músicas cada vez mais diluídas em sua própria ambiência.

Em entrevistas recentes a dupla fala sobre o hiato nos lançamentos, que se deu pois ambos estavam terminando a faculdade, porém após esse período de foco acadêmico eles se mostram obstinados e ambiciosos. Os rapazes já afirmaram que querem criar uma estética sonora que possa ser replicada na frente, produzindo e compondo para outros artistas e eventualmente até chegar a conquista de um Grammy. Sinceramente, com a evolução mostrada até aqui, não é nada impossível levando se levarmos em conta que a proposta deles sempre foi de mostrar como o RnB é facilmente maleável e pode se tornar algo interessante década após década.

A música conecta as pessoas!

A MÚSICA CONECTA 2012 2024