Skip to content
A música conecta

Who? Oresm

Por Marllon Eduardo Gauche em Who? 24.01.2020

Duas caras já conhecidas do cenário nacional resolveram se juntar no final de 2018 para explorarem suas ideias e compartilharem desejos em comum. Surgiu então Oresm, nome inspirado no francês Nicole d’Oresme, filósofo, cientista e um dos primeiros astrônomos a acreditar que existia vida em outro planeta. 

Por trás deste projeto estão Doriva Rozek e Pedro Turra, artistas que somando tempo de estrada já possuem mais de 30 anos de experiência. Os dois se conheceram quando Pedro foi se apresentar no Warung Beach Club como Click Box, projeto que emplacou diversos releases pela Minus, gravadora de Richie Hawtin. Doriva, fã do trabalho do CB, foi conferir de perto a apresentação e lá se tornou amigo de Pedro. Um tempo depois tocaram juntos em um festival de Curitiba, não demorou muito para começarem um trabalho lado a lado.

+++ Escute o Troally de Doriva Rozek

Individualmente, Rozek faz parte do seleto casting de artistas da D.AGENCY e se mantém como um ponto de inflexão no cenário brasileiro, sendo reconhecido como uma das referências latinas da cultura eletrônica do leste europeu. É um apaixonado por fotografia, culinária e ciência, e busca através da música misturar de forma criativa todas essas esferas na construção de seu perfil artístico, atuando e agitando principalmente a ilha catarinense. 

Doriva Rozek no Terraza

Turra é outra figura expert no universo da música, com vasta experiência de estúdio e live acts graças ao já comentado Click Box, projeto que ele comandava junto de Marcio AS e lhe rendeu uma exposição internacional muito interessante que poucos artistas na época já haviam alcançado.

Pedro Turra

Com o Oresm, a ideia é dar vida à músicas bem projetadas, elegante e minimalista, explorando diferentes camadas de elementos com um toque de profundidade. Pedro é engenheiro de áudio, tem muita experiência com drum machines e hardwares em geral, “assumindo” a parte mais técnica de criação, enquanto Doriva aplica seu conhecimento de DJ, participando bastante na parte de arranjos para moldar a música e desenvolvê-la de um jeito que outros DJs possam tocá-las na pista.

Lançaram o primeiro EP em fevereiro de 2019, Trihedra, assinado pelo selo alemão Blossom Kollektiv, e um mês depois soltaram Interstellar EP, pela americana Silencio. Até então novos releases não haviam mais visto a luz do dia, mas um novo EP chegou por uma das três gravadoras do grupo D-EDGE, a Olga, que possui o minimal e o techno como sua espinha dorsal.

Pedro e Doriva preferirem não definir um estilo sonoro e afirmam que produzem aquilo que se sentem à vontade — inclusive já estão trabalhando em um álbum com muitos estilos diferentes, trazendo Trip Hop, Minimal House, Groove Techno, ou seja, nada que garanta um único approach. Stargaze EP tem duas faixas originais que você confere logo abaixo:

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024