Skip to content
A música conecta

Who? Ortus

Por Marllon Eduardo Gauche em Who? 18.11.2019

Poderíamos resumir a identidade musical de Ortus em poucas linhas, mas este novo projeto musical brasileiro tem muito para mostrar e compartilhar. Por trás do alter ego conceitual está a figura de Giovanni Delgado, DJ, produtor, professor e um multi-instrumentista nascido e crescido na maior metrópole do Brasil, São Paulo; Ortus é mais um fruto do rico cenário cultural da cidade, que vem expandindo seus horizontes buscando seu lugar ao sol.

Formado em Produção de Música Eletrônica pela Universidade Anhembi Morumbi, o artista hoje dá aulas de produção, discotecagem e síntese sonora na Ultra Djs, além de ter estudado música por muitos anos. “Minha veia artística vem desde criança. Estudei seis anos de piano clássico e oito de violão, com essa base musical comecei a me interessar a aprender outros instrumentos como guitarra, baixo, bateria, ukulele e percussão em geral”,  revelou.

Ele ainda afirma que hoje, para fazer música de forma profissional, é necessário o conhecimento básico de teoria musical. “Esses anos de prática e estudo agregaram muito e me trazem diariamente novos aprendizados, isso me ajuda muito na criação das músicas”. Antes de Ortus nascer, porém, ele acumulava experiência através do projeto Brainkillerz, em parceria com Luy Salvati.

“Tudo começou em um dia que estávamos fazendo um b2b com dois setups, cada um tocando com um par de CDJ e um mixer. Sentimos uma energia muito boa tocando juntos”, lembrou. Daí em diante, seguiram tocando juntos unindo suas melhores referências e preferências musicais, criando sets bem versáteis. “Tivemos experiências incríveis tocando em vários clubes renomados, 5uinto, Clash Club, fizemos até uma turnê no Chile, sempre tocando com dois setups, era nosso grande diferencial”.

Brainkillerz no 5uinto

Com quase uma década de experiência produzindo e tocando por todo Brasil, Giovanni lançou Ortus. “Foi um momento onde eu estava me redescobrindo musicalmente e também pegando firme nas produções. As ideias estavam aflorando intensamente e eu precisava desse momento sozinho para realmente levar a minha sensibilidade ao público”. Você pode entender e sentir a essência de Ortus através do vídeo abaixo, o primeiro de oito sets que serão gravados e compartilhados ao longo dos próximos meses:

O significado de Ortus é nascer do sol, em Latim. Ele conta que a ideia inicial do projeto era tocar em festas apenas durante as manhãs apresentando seu som bastante melódico, mas ele sabe da dificuldade em arrumar gigs em horários específicos. “Hoje toco em qualquer momento da festa, mas sempre preparo um set que envolve o público de acordo com o horário e vibe do momento, porém, tocar de manhã é realmente especial pra mim”, disse. 

Mesmo sendo um artista de techno melódico, tendo como suas maiores referências nomes como Maceo Plex e Adriatique, Ortus também se familiariza com outras vertentes da música eletrônica, uma oportunidade para tocar músicas que não são  necessariamente de pista ou do estilo que toca nas festas. “Nessa série de vídeos quero fazer sets que as pessoas possam ouvir em qualquer lugar, no trabalho ou em uma reunião com amigos. A ideia do projeto é que quem esteja assistindo viva uma experiência sensorial, vendo, ouvindo e sentindo música boa”.

Ainda para este ano e também para o próximo, o que podemos esperar é uma série de lançamentos autorais, já que ele pretende investir cada vez mais no seu trabalho de estúdio. “Para mim música é energia, é algo que você sente. Dá para rir ou chorar ouvindo uma música, dá para lembrar de algum momento especial ou tornar aquele momento especial. Nós vivemos de música”.

Ortus irá lançar um EP pela gravadora espanhola Awen Tales, no dia 18 de dezembro.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024