Skip to content
A música conecta

Music Tech | Procurando fazer lives multiplataformas? O Restream tem sido uma boa opção para esta ação

Por Laura Marcon em Music Tech 29.05.2020

Se alguém dissesse pra você no início de 2020 que na metade de março todas as atividades de entretenimento seriam canceladas sem previsão de retorno, você acreditaria? Pois é, nós também não. O Coronavírus atingiu o mundo todo como uma avalanche e mais especificamente no ramo artístico trouxe um grande ponto de interrogação em relação às suas atividades, construindo um abismo entre artistas e seu público. Ainda que a gente observe algumas movimentações para o retorno de festas, o distanciamento social dentro da pista de dança desagrada a maioria que busca nos eventos, além da música, contatos e experiências interpessoais.

Desde o início desse período encontramos logo de cara grandes gravadoras, clubs, projetos de streaming, núcleos e artistas independentes buscando a continuidade de uma relação com seus fãs e ouvintes através da mais evidente forma: as lives. Primeiramente pelo Instagram, Facebook e YouTube, mas com o passar das semanas muitos acabaram encontrando algumas dificuldades na hora de utilizar essas plataformas e desistiram, enquanto outros passaram a buscar soluções para seguir seus planos. O Restream tem sido uma grande opção.

Restream é um serviço que realiza transmissões simultâneas em uma nuvem de vídeo para várias plataformas, incluindo o Facebook, YouTube, Mixer, LinkedIn e o Twitch. Ele também é integrado a 35 outras plataformas de streaming dos Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, índia, China, Reino Unido e Rússia, ofertando uma possibilidade de abrangência significativa ao material que será transmitido – e esta é a grande vantagem da plataforma.

O Restream não se limita apenas às lives; também oferta outros serviços dentro da plataforma. São eles: Chat, Scheduler (agendador), Analytics, Go Live e Widget. O primeiro é autoexplicativo. O Restream possibilita aos usuários unir conversas de todas as plataformas atreladas a ele em um só lugar, permitindo aos administradores ler e responder mensagens utilizando um bot de retransmissão e permitir a comunicação e integração do público entre essas plataformas.

Também é possível enviar vídeos pré-gravados pela opção Scheduler para que sejam programados os horários de transmissão, caso eles precisem ser compartilhados ao vivo. Todos os passos podem ser analisados pelos administradores na função Analytics, que é integrada ao Google Analytics e oferece uma visão em relação a alcance de público, métricas, tempo de exibição, picos de interação e até mesmo os emojis mais utilizados quando da transmissão de chat.

E não há necessidade de um conjunto de equipamentos para realizar essas transmissões. O serviço Go Live permite que elas aconteçam utilizando apenas as tradicionais webcams.  Seus serviços podem ser utilizados também em qualquer sistema operacional e possui aplicativos para Windows, Mac, OS e Linux. A plataforma já é utilizada por milhões de pessoas ao redor do mundo e ainda possuem opções premium com mais possibilidades. Gostou da ideia? Saiba mais sobre o Restream no site https://restream.io/about.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024